anemia falcifhorme

636 palavras 3 páginas
Anemia Falciforme no Brasil

INTRODUÇÃO:
A anemia falciforme é uma doença genética e hereditária que altera os glóbulos vermelhos e dificulta a circulação de oxigênio no organismo humano. As pessoas com anemia falciforme apresentam um quadro de deficiência do sistema circulatório tendo dificuldades para transportar o oxigênio, isto porque possuem um tipo diferenciado de hemoglobinas, as hemoglobinas S, e necessitam acompanhamento médico sistemático para a redução da morbidade e melhoria na qualidade e expectativa de vida. A doença pode provocar desde alterações leves, como palidez, até distúrbios mais severos, como acidente vascular cerebral ou mesmo a morte (ZAGO, 2001; ROCHA, 2004).

A anemia falciforme, do ponto de vista do conhecimento biomédico, é uma doença hereditária monogênica causada pela mutação do gene da globina beta da hemoglobina, originando uma hemoglobina anormal, a hemoglobina S (HbS), que substitui a hemoglobina A (HbA) nos indivíduos afetados e modifica a estrutura físico-química da molécula da hemoglobina no estado desoxigenado. Estas alterações acabam ocasionando um evento conhecido como falcização, que é a mudança da forma normal da hemácia para a forma de foice. Ela foi identificada pelo médico James Herrick, em 1910, e descrita por biologia molecular nos anos 1950. (GUEDES; DINIZ, 2007)

Os glóbulos vermelhos em forma de foice não conseguem circular com facilidade, provocando a obstrução do fluxo sanguíneo capilar, essa interrupção no suprimento de oxigênio leva a anoxia localizada no tecido, causando dor e, eventualmente, a morte das células. Um glóbulo normal dura em média 120 dias, no entanto, um glóbulo falciforme dura em torno de 15 dias. (CHAMPE; HARVEY, 2006).
Em longo prazo, a obstrução da corrente sanguínea pode acarretar em graves danos a órgãos internos, como o coração, os pulmões e os rins. Os acidentes vasculares cerebrais constituem outra complicação grave. As hemácias geralmente

Relacionados