Anemia Falceforme

1685 palavras 7 páginas
ANEMIAS FALCIFORMES

Jaboatão dos Guararapes
2014

SAE APLICADA AOS PORTADORES DE ANEMIAS FALCIFORMES

DOCENTE:
Vivian Lago
DISCENTES:
Clécio Tenório
Emerson Conrado
Madalena Vicente
Patrícia Vieira
Raffaela Carneiro
Rozane Pereira

Introdução

A Anemia Falciforme é uma doença quase desconhecida pela população brasileira que leva à morte de muitos indivíduos. É fundamental a assistência de enfermagem para melhorara qualidade devida de seus portadores. Assim os profissionais de enfermagem devem orientar os portadores da melhor maneira para que eles vivam satisfatoriamente.
Anemia falciforme é simultaneamente uma doença congênita e genética em razão de existir um par de genes alterado, sendo também classificada como doença monogenética (SANTOS, 1999). Para alguns autores é uma hemoglobinopatia hereditária, autossômica, caracterizada pela presença da hemoglobina anômala, denominada Hbs (ROCHA e col., 1988; OLIVEIRA,1998; PRADO e col., 1999).

Vários autores como ALVES (1996); CHAMONE e (1998); SANTOS, (1999), salientam que no Brasil estima se a existência de mais de dois milhões de portadores de gene Hbs, e a cada ano nascem entre 700 a 1000 casos de anemia falciforme. Essa doença degenerativa foi trazida pela imigração dos escravos, distribuindo se heterogeneamente na população (PAIVA E SILVIA e col.,1993; ALVES, 1996; CHAMONE e col, 1998). Segundo SILLA, (1999) vários estudos populacionais apresentaram a crescente presença de Hemoglobina S em indivíduos caucasoides. Já KIKUCHI (1999) devido à alta miscigenação entre negros e brancos. Os estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro, e litoral do nordeste, tem maior prevalência do genes Hbs.

Objetivos

Objetivo Geral:
Analisar em literatura os cuidados em enfermagem aos portadores em anemia falciforme

Objetivo Especifico:
Atribuir Sistematização de Assistência de enfermagem
Classificar diagnósticos de enfermagem aos pacientes

Relacionados

  • Beneficio Assistencial
    3255 palavras | 14 páginas