Anel Benzênico, Ponto de Fusão, Ebulição e Estado dos Compostos, Pontos de Fusão e Ebulição dos Compostos Apolares e Polares, Solubilidade e Densidade

Páginas: 5 (1111 palavras) Publicado: 15 de outubro de 2014
 Estrutura do Anel Benzênico

Benzeno é um líquido incolor extremamente inflamável, C6H6, obtido comercialmente pela destilação do pixe de carvão vegetal. Utilizado como solvente para gorduras e na fabricação de lacas, inúmeras tinturas, e na fabricação de um vasto número de outras substâncias orgânicas. O anel benzênico é uma unidade estrutural que existe em moléculas de compostos orgânicosaromáticos, consiste de um hexágono de seis átomos de carbono, com um átomo de hidrogênio ligado a cada um dos átomos de carbono. Nos derivados do benzeno, um ou mais dos hidrogênios são substituídos por outros elementos ou grupos de átomos.

Por muito tempo, os químicos não conseguiram descobrir qual seria a fórmula estrutural do benzeno. Todas as estruturas propostas não explicavam asreações que envolviam esse composto e seu comportamento químico.



A resposta para essa intrigante busca veio em 1865, por meio do químico alemão Friedrich August Kekulé Von Stradnitz. Kekulé obteve ajuda para desenvolver a estrutura do benzeno, através de um sonho onde ele viu uma cobra mordendo a própria cauda. Foi inclusive Kekulé que propôs e confirmou a tetravalência do carbono.

Ele decidiuchamar ao composto benzina, devido a sua relação com o ácido benzoico, um composto conhecido na época. Mais tarde, o nome passou a ser benzeno.

A reatividade do Benzeno não pode ser comparada com a reatividade de cadeias abertas que possuem ligações duplas. A grande estabilidade do Benzeno faz com que ele reaja de maneira diferente. Por exemplo, uma reação conhecida é a de adição de Bromo emuma dupla ligação. A ligação é quebrada e cada átomo de Bromo se adiciona a cadeia como se fosse um Hidrogênio. Isso não acontece no Benzeno. Nele acontece uma substituição eletrofílica aromática, isso é um dos Hidrogênios é substituído por um dos Bromos.

As ligações duplas são formadas por uma ligação Sigma, mais forte, e uma ligação Pi, mais fraca e mais “solta”. Além disso, no caso do anelbenzênico, temos 3 ligações duplas, isto é, 3 pares de elétrons Pi, que podem se movimentar com muita facilidade, dando origem a várias formas eletrônicas.


O anel benzênico é plano, regular, hexagonal e apresenta por cima e por baixo duas auréolas, que são os orbitais Pi. Esse anel é muito estável, isto é, resiste á ação de vários reagentes.

Ponto de Fusão, Ebulição e Estado Físico dosCompostos Orgânicos
Em geral, os pontos de fusão e ebulição dos compostos orgânicos são menores do que os dos compostos inorgânicos, como substâncias iônicas e metálicas.
Isso acontece porque quanto mais forte é a força intermolecular que mantém as moléculas de determinada substância unidas, mais energia será necessário fornecer ao meio para que essas interações sejam rompidas e elas mudem deestado físico, o que resulta em maiores pontos de fusão e ebulição. Assim, as forças intermoleculares existentes nos compostos orgânicos são fracas em comparação às forças dos compostos inorgânicos.
Por exemplo, dois compostos comuns em nossas cozinhas são o sal e o açúcar. Fisicamente, eles se parecem muito, pois são sólidos brancos em forma de pequenos cristais. Porém, suas propriedades físicas equímicas são muito diferentes, incluindo os pontos de fusão e de ebulição. Isso se deve à constituição de cada um.
Quanto maior a massa molecular, maior será o ponto de ebulição.

Os Pontos de Fusão e de Ebulição dos Compostos Apolares e Polares
No que diz respeito à polaridade dos compostos orgânicos, aqueles que são polares possuem maiores pontos de fusão e ebulição do que os apolares. Porexemplo, os haletos são polares e como possuem uma parte mais eletronegativa (o halogênio), suas moléculas se atraem fortemente por dipolo-dipolo.
Substância polar dissolve substância polar e não dissolve ou dissolve pouca quantidade de substância apolar e visse-versa.
Ser polar é resultado da diferença de contribuição na ligação química entre dois elementos, isto é, quando o elemento mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Solubilidade e Ponto de Fusão e Ebulição
  • Determinação dos pontos de fusão e de ebulição de compostos orgânicos.
  • Determinaçao de fusao, densidade e ponto de ebulição
  • Ponto de ebulição e ponto de fusão
  • Polaridade(apolar e polar), solubilidade e ponto de ebulição
  • Determinação de pontos de fusão e ebulição
  • Determinação dos pontos de ebulição e fusão.
  • Ponto de Fusão e Ebulição

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!