Anelídeos

Páginas: 2 (339 palavras) Publicado: 31 de julho de 2013
Anelídeos
Os anelídeos são animais pertencentes ao filo Annelida e que possuem o corpo alongado e cilíndrico com inúmeros anéis dispostos em sequência, o que justifica o nome do filo. Os animaisque fazem parte desse grupo são minhocas, poliquetos e sanguessugas. Eles compreendem cerca de 15 mil espécies, com representantes que vivem no solo úmido, na água doce e na água salgada. Podem serparasitas ou de vida livre. São triblásticos, celomados, protostômios e possuem um sistema digestório completo, com boca e ânus.
Possuem três classificações: - Oligochaeta: apresentam corpocilíndrico, com poucas cerdas. São hermafroditas, com fecundação externa e desenvolvimento direto. Possuem uma estrutura chamada clitelo, que é uma região espessa da epiderme, local onde ocorre odesenvolvimento embrionário. Os músculos são reforçados por lamelas de colágeno.
Os representantes mais conhecidos desta classe são as minhocas.
- Polichaeta: Anelídeos que possuem muitas cerdas,localizadas em projeções laterais do corpo, normalmente existe um par por segmento. São animais marinhos, normalmente dióicos e com desenvolvimento indireto, com fases larvais.
- Hirudinea: Animaisdesprovidos de cerdas, possuem uma ventosa ao redor da boca e na parte posterior do corpo. São hermafroditas, fazem fecundação cruzada e têm desenvolvimento direto. Um exemplo de representante dessaclasse são as sanguessugas.
Os anelídeos possuem sistema digestório completo e digestão do tipo extracelular. O sistema excretor é formado por metanefrídios (comuns em animais de simetria bilateral).Cada segmento do corpo possui um par de nefrídios. Possuem circulação fechada e respiração cutânea ou tegumentar. Apresentam, também, sistema nervoso ganglionar e diversas formas de reprodução, asquais variam de acordo com a espécie. Na maioria das vezes, os anelídeos são hermafroditas, isto é, cada animal possui os dois sistemas reprodutores: o masculino e o feminino. No entanto, eles...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • anelideos
  • anelideos
  • Anelideos
  • Anelideos
  • anelideos
  • Anelídeos
  • Anelídeos
  • anelideos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!