Ane sensorialális

311 palavras 2 páginas
ANÁLISE SENSORIAL Análise sensorial é um método científico utilizado para medir a percepção das pessoas através dos órgãos da visão, olfato, paladar, tato e audição e pode ser realizada com provadores treinados ou não (ESTEVES, 2014). A quantidade de amostra a fornecer aos provadores é limitada a 25 a 30g (NORONHA, 2003). Para prevenir a influência utilizam-se cabines individuais (NORONHA, 2003). Nas provas hedônicas o provador indica se gosta ou não do produto, se o aceita ou não, ou se o prefere um outro produto (NORONHA, 2003). COMPOSIÇÃO CENTESIMAL A composição centesimal de um alimento exprime de forma grosseira o valor nutritivo destes alimentos. Podemos, a partir da composição centesimal, verificar a riqueza do alimento em alguns grupos homogêneos considerados, assim como verificar, por cálculo, o valor calórico desse alimento (BRASIL, 2008).
ONDE O PONTO DE PARTIDA É A DETERMINAÇÃO DA UMIDADE E APÓS ESTABELECER OS LIPÍDEOS, AS PROTEINAS, AS CINZAS E AS FIBRAS SE DEFINE POR DIFERENÇA OS CARBOIDRATOS.

ANÁLISE SENSORIAL Análise sensorial é um método utilizado para medir a satisfação do consumidor perante a apresentação de novos produtos. Ao provarmos um alimento identificamos primeiramente a aparência, depois o aroma, seguidos pela consistência e sabor. Esses fatores interagem com as condições fisiológicas, psicológicas, sociológicas e culturais do indivíduo (FREITAS, 2011). Os participantes da pesquisa farão a degustação do nhoque para que sejam medidas as percepções e opiniões de cada um. Os resultados serão interpretados estatisticamente (NORONHA, 2003). Será realizada a escala hedônica para indicar o quanto o provador gosta do produto, onde serão analisados: sabor, aroma, aparência, além da avaliação global para saber no geral quanto o nhoque satisfaz o gosto do participante.

Relacionados