ANDROID

Páginas: 5 (1012 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Android
Android é um sistema operacional baseado no núcleo do Linux para dispositivos móveis, desenvolvido pela Open Handset Alliance, liderada pela Google Inc.. Segundo a Google, mais de 1 milhão e 500 mil aparelhos com o sistema operacional são ativados todos os dias, sendo utilizado por grandes fabricantes de celulares, como HTC, Samsung, Sony, Motorola e LG.

História do Android
O Googledesejava lançar um aparelho com serviços baseados em localização, mas não possuía plataforma para isso. Então, em agosto de 2005, adquiriu a Android Inc., uma pequena empresa em Palo Alto (Califórnia - EUA) que desenvolvia uma plataforma para celulares baseada em Linux, com o objetivo de ser uma plataforma flexível, aberta e de fácil migração para os fabricantes. Em dezembro de 2006, com asnoticias da BBC e The Wall Street Journal, surgiram mais especulações de que o Google estava entrando no mercado de telefones móveis. A imprensa reportou rumores de um telefone desenvolvido pelo Google (atualmente desenvolvido em parceria com a empresa de software Sun Corp.). Então, após dois anos de especulações, em 5 de Novembro de 2007 o Google anunciou o Android como uma plataforma e a criação daOpen Handset Alliance (OHA), um conselho com mais de 33 empresas parceiras, em 2008 a Google entrou em parceria com a empresa chamada Index Corp Terminando a parceria em 2010. Em 21 de outubro de 2008, o Android se transforma em Open Source, com código publicado como AOSP (Android Open Source Project). Em 22 de Outubro de 2008, foi lançado comercialmente o primeiro aparelho móvel com o sistemaAndroid, o HTC Magic ou G1. Em 2 de novembro de 2009, foi lançado o Motorola Droid ou Milestone, sendo considerado um dos melhores aparelhos com Android, com ótimas críticas, sendo um dos celulares mais vendidos. Em 5 de Janeiro de 2010, o Google lança o primeiro celular com sua marca, o HTC Nexus One, sendo considerado o primeiro superphone devido processador de 1GHz. Mas suas vendas não foram bem,devido a o Google vendê-lo apenas online (sem associação às operadoras). Em 27 de maio de 2010, Matias Duarte, antigo diretor da interface do WebOS, junta-se à equipe do Android após a compra da Palm pela HP. O primeiro tablet comercialmente disponível com Android 3.0 foi o Motorola Xoom, lançado em 24 de fevereiro de 2011 nos Estados Unidos.



Características do Android
Com o lançamento doSDK, características e especificações.

Handset layouts
A plataforma é adaptada tanto para dispositivos VGA maiores, gráficos 2D, bibliotecas gráficas 3D baseadas em OpenGL ES especificação 2.0 e os layouts mais tradicionais de smartphones.
Armazenamento
É utilizado SQLite para armazenamento de dados.
Mensagens
Tanto SMS como MMS são formas disponíveis de envio de mensagens.
Navegador
Onavegador disponível no sistema é baseado no framework de Código aberto conhecido como WebKit.
Máquina Virtual Dalvik
Aplicações escritas em Java (linguagem de programação) Java são compiladas em bytecodes Dalvik e executadas usando a Dalvik virtual machine (Máquina Virtual Dalvik) , que é uma máquina virtual especializada desenvolvida para uso em dispositivos móveis, o que permite que programassejam distribuídos em formato binário (bytecode) e possam ser executados em qualquer dispositivo Android, independentemente do processador utilizado. Apesar de as aplicações Android serem escritas na linguagem Java, ela não é uma máquina virtual Java, já que não executa bytecode JVM. Atualmente, está disponível, em caráter experimental, uma nova máquina virtual chamada ART (Android RunTime) quepromete otimizar o carregamento de aplicativos. O Android ART está disponível apenas no Android 4.4 KitKat e superiores.
Multimídia
O sistema suporta formatos de áudio e vídeo como: MPEG-4, H.264, MP3 , e Advanced Audio Coding AAC.
Suporte Adicional de Hardware
O Android é totalmente capaz de fazer uso de câmeras de vídeo, tela sensível ao toque, GPS, acelerômetro s e aceleração de gráficos 3D....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Android
  • Android
  • Android
  • Android
  • Android
  • O que é android
  • Android
  • Android

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!