andreza atps de gest o correta 15 de maio 2015

1099 palavras 5 páginas
ETAPA 1

FUNDAMENTOS DA GESTÃO EM EDUCAÇÃO

O gestor escolar tem uma grande importância no sistema educacional, onde o diretor é o líder que responde pelas ações institucionais e pedagógicas desenvolvidas e pelos resultados obtidos. Contudo, para o sucesso na Gestão, ele não pode Enem consegue fazer tudo sozinho.
É necessário que ele programe um método de gerenciamento que permita a participação de todo o aprendizado contínuo da equipe e uma boa e racional divisão de trabalho.
O gestor da atualidade encontra muitas dificuldades dentro do espaço escolar, visto que as pessoas que elaboram, pesam diferente um dos outros e muitos não conseguem se adaptar ao novo, não são flexíveis, e não abertos para as novas ferramentas que existem para facilitar o trabalho em sala de aula, e aí entra o gestor como mediador para buscar soluções e sanar os problemas que afetam o ambiente escolar.
Diante da modernidade o papel do gestor é imprescindível para dar sentido as novas conquistas e efetivar as relações democráticas afetivas escolares. Para isso faz-se necessário que se invista na mudança de atitudes dos profissionais da escola, para que os mesmos aceitem os novos desafios através de estímulos e queiram ir além dos próprios limites.
O diretor escolar tem como função tornar a escola menos excludente, pois se existe planejamento, preocupação de estar tendo um ensino voltado para todos, pois dessa forma estamos contribuindo para uma educação de qualidade.
Há algumas décadas, o ensino público era destinado a poucos e orientado por um sistema administrativo centralizador. Nesse modelo, a qualidade era garantida com mecanismo de controle e cobrança. Com isso, o ser humano se tornou o elemento-chave no desenvolvimento das organizações educacionais, tanto como alvo do trabalho educativo, como de processos eficientes e bem sucedidos. É nesse contexto que surgiu a necessidade de haver uma ou mais pessoas para dirigir as ações que encaminham à escola para a direção desejada.
A escola é

Relacionados