andreymoreno

437 palavras 2 páginas
Com base nos Estudos da Comissão Mundial de Água cerca de três bilhões de pessoas do nosso planeta vivem sem o mínimo necessário de condições sanitárias.Muitas não têm nem mesmo acesso à água potavel. Isto é muito grave, pois por conta disto, espalham-se diversas doençascomo diarréia, hepatite e febre tifóide, que matam mais de Cinco milhões de pessoas por ano.
A poluição da agua deveria ser tratada com maior preocupação, pois é uma das maiores causadoras de doenças, e de mortes por todo o mundo.
A água é geralmente considerada poluída quando está impregnada de contaminantes antropogênicos, não podendo, assim, ser utilizada para nenhum fim de consumo estritamente humano como água potavel ou para banho, ou então quando sofre uma radical perda de capacidade de sustento de comunidades bióticas (capacidade de abrigar peixes, por exemplo). Fenômenos naturais, como erupções vulcânicas, algas marinhas, tempestades e terremotos são causa de uma alteração da qualidade da água disponível e em sua condição no ecossistema. (Ribeiro 2008).
O planeta está começando a sofrer com a falta de água. O Brasil apesar de apresentar uma grande disponibilidade de água doce em seu território o que não acontece em outros países, como na Europa onde a água é vendida engarrafada, ainda existe escassez em algumas regiões. Um dos fatores é o desperdício, e hoje ainda há pessoas, principalmente aquelas que moram em favelas próximas a rios e lagos, essas pessoas acabam jogando seu lixo na água. Além da águasão contaminados também os lençóis freáticos que são contaminados por componentes orgânicos gerados de lixo e cemitérios, vinhoto originado pela fabricação de açúcar e álcool, vazamento de tanques de armazenamento subterrâneo de gasolina, agrotóxicos e fertilizantes, rejeitos e aterros industriais.

Uma das principais poluidoras das bacias hidrográficas brasileiras são as indústrias , seja pela deposição de dejetos na água ou mesmo alterando a temperatura da água, como as termoelétricas,

Relacionados