Andressa Rodrigues Silva Fichamento Polo Colatina

272 palavras 2 páginas
INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

ANDRESSA RODRIGUES SILVA

DIVERSIDADE DA EDUCAÇÃO
FICHAMENTO

Colatina
2015
Fichamento
Titulo
Educação como direito fundamental

Referências
Modulo II, Caderno didático, Educação na diversidade e cidadania.
Resumo
O texto trata da educação como direito fundamental do ser humano, mostrando como a educação pode contribuir para o exercício da cidadania, de modo completo e absoluto.
Através do conhecimento dos direitos humanos, os homens passam a ter consciência de que são sujeitos de direitos. Dignos de condições mínimas de existência capazes de assegurar sua dignidade.
A constituição brasileira estabelece, não apenas os direitos individuais (A liberdade de expressão, direito ao voto etc...), mas também a realização dos direito individuais (Educação, trabalho e saúde).

Citações
[...] os princípios e objetivos que informam os deveres de cada ente da federação (união, estado, Distrito federal e Municípios) para com a garantia deste direito, a estrutura emocional brasileira (dividida em diversos níveis e modalidades de ensino) além da prevenção de um sistema próprio de financiamento, que conta com a vinculação constitucional de receitas (Duarte, 2007, p.692).

De acordo com Kant (2004), a dignidade é o valor de que se reveste tudo aquilo que não tem preço[...]

Para D’ Amaral (2007, s/p), a “educação é direito básico de toda democracia e fundamento da cidadania de cada ser humano e é também direito inalcançável para grande parte da população brasileira”.

Afirma Montoro (1999, p.28): “Não basta ensinar direitos humanos. “É preciso lutar pela sua efetividade. E, acima de tudo, Trabalhar pela criação de uma cultura prática desses direitos”.

Segundo Paulo Freire “É preciso plantar a semente da educação para colher os frutos da cidadania”.

Relacionados

  • Projeto Pedagogico
    90379 palavras | 362 páginas