Andressa RGM 24723934

295 palavras 2 páginas
A Contabilidade e a Ciência de Ativos e Passivos

A contabilidade iniciou a partir da agricultura, quando um pastor de ovelhas questionou-se o número de ovelhas aumentou ou diminuiu desde o último inverno. Dessa forma, surgiu a ciência que não é exata, mas não deixa de ser uma ciência aplicada em números cujo objetivo visa lucros, quantidades e previsões futuras.
O criador do tema Ciências Contábeis, Luca Pacioli (1455-1517), com a publicação de 1494. Apesar de ser considerado o pai da Contabilidade, o método já era utilizado na Itália, principalmente na Toscana desde o séc. XIV. O mesmo acrescentou que primeiro deve vir o devedor e depois o credor, prática usada até hoje.
Não é uma ciência exata, mas sim uma ciência social aplicada, pois trata do patrimônio, que é gerado e modificado por ação humana ou de um conjunto de pessoas dentro da sociedade. Possui implicações internas e externas, dado que as variações nesse patrimônio afetam de alguma forma o meio em que está inserido.
Quando falamos que somos Contadores, muitos nos afirmam: “Nossa você deve ser muito bom em Matemática”. Muitos Contadores na verdade não são, pois o objetivo não visa a parte de fórmulas de Bhaskara, Pitágoras entre outras. O objetivo em si é a devida apuração de impostos tributários, estoques CMV, receitas, despesas, DRE etc.
Tem por finalidade analisar um extrato bancário por exemplo, fazer uma classificação em quais contas serão devidamente lançadas no Sistema. Na verdade, ela é uma matemática de números, conjuntos de valores em espécie.
As Ciências Contábeis são desenvolvidas no ramo de demonstrativos no qual se observa a situação da empresa, o lucro, o prejuízo etc. No final acaba sendo exata, devido a fórmulas que dependem das pessoas, para a existência no dia a dia.

Relacionados