Andressa IFTO

1197 palavras 5 páginas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA
CAMPUS - ARAGUAÍNA
Aluna: Andressa Lopes Reis 2º Ano “B”
Disciplina: Técnicas e Projetos de Sistemas
METODOLOGIAS ÁGEIS FDD e XP
O FDD “Feature Driven Developement” (Desenvolvimento Guiado por Funcionalidades). Concebido originalmente por Jeff de Luca, o FDD surgiu em Singapura, entre os anos de 1997 e 1999 com base no método Coad (Criado por Peter Coad – 1980/1990) e nos processos interativos e lean já utilizados por Jeff de Luca.
O FDD busca o desenvolvimento por funcionalidade, ou seja, por um requisito funcional do sistema. É pratico para o trabalho com projetos iniciais ou projetos com codificações existentes. Apesar de ter algumas diferenças entre o FDD e o XP, é possível utilizar as melhores práticas de cada metodologia. O FDD atua muito bem em conjunto com o Scrum, pois o Scrum atua no foco do gerenciamento do projeto e o FDD atua no processo de desenvolvimento.
O FDD, assim como a teoria de sistemas afirma, entende que a soma das partes é maior do que o todo. Desta forma, apesar de criar um modelo abrangente baseado no todo que será desenvolvido, esta fase inicia-se com o detalhamento do domínio do negócio com divisão de áreas que serão modeladas. O modelo só está pronto quando todos da equipe estiverem de acordo, o planejamento é feito com base na lista de funcionalidades. Se fossemos trabalhar com FDD em conjunto com o Scrum, a lista de funcionalidades seria utilizada no backlog de produtos, como histórias de usuários a serem desenvolvidas.
Com base na lista de funcionalidades, deve-se planejar por funcionalidade, mas este planejamento é incremental. Isto em conjunto com o Scrum, deve ser analisado como etapa de desenvolvimento do incremento, então este planejamento é feito com base no que será desenvolvido naquele incremento.

Princípios Ágeis
1. “Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente através da entrega contínua e adiantada de software com valor agregado.”
2. “Mudanças nos requisitos são

Relacionados

  • Anais Ixjornada201201
    58240 palavras | 233 páginas