andragogiaa

278 palavras 2 páginas
ANDRAGOGIA
1. Evolução histórica
“A nossa herança cristã, por exemplo, com cerca de dois mil anos, apresenta no Livro Sagrado, fartos exemplos de relacionamento educacional adultoatravés dos patriarcas, sacerdotes e o próprio Jesus Cristo que foi, por excelência, o maior educador de adultos de todos os tempos.” (p. 1)
Na história evolutiva, desde muitos anos atrás já se fala naeducação de adultos como diz no fragmento acima que Jesus foi o maior deles e que através de parábolas induzia seus aprendizes a tirarem suas próprias conclusões a cerca da história. Mais tarde outroseducadores vieram como Sócrates, Aristóteles, Platão etc. Estes buscavam técnicas que desafiavam o aprendiz para a indagação e não somente a recepção de conteúdos já pré- estabelecidos.

“Nocomeço do século VII, foi iniciada na Europa escolas para o ensino de crianças, cujo objetivo era preparar jovens rapazes para o serviço religioso - eram as conhecidas Catedrais ou Escolas Monásticas.” (p.2)
Nestas escolas a educação era baseada na fé, na crença e nos rituais religiosos e embasavam-se em um amontoado de pressupostos sobre aprendizagem criando uma pedagogia que literalmente significa“ a arte e ciência de educar crianças”. Esse modelo de pedagogia foi empregado ainda por anos e anos por não haver estudos aprofundados para sua inadequação para outros tipos de faixa etária.

“Naeducação convencional é exigido do estudante ajustar-se ao currículo estabelecido; na educação de adulto o currículo é construído em função da necessidade do estudante”. (p. 2)
Eduard C. Lindeman (USA)foi um dos principais contribuidores na educação de Jovens e Adultos e ajudou as pesquisas educacionais com o seu livro "The Meaning of Adult Education" onde aborda que os adultos já se veem

Relacionados