andré

Páginas: 7 (1529 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2014
Justificativa
Globalização dos alimentos é um assunto muito polêmico quando se trata de empresas nacionais, pois, ocorre grande enfraquecimento no produção local, mas, também a globalização tem seu lado positivo como levar diversos alimentos à diferentes lugares e culturas; como também abre as portas para as importações colaborando em boa parte na economia e na difusão da cultura alimentarde vários países.
A globalização tem vários lados positivos quanto negativos, um dos lados negativos é a diminuição do consumo de alimentos saudáveis ou essenciais à saúde, levando-os ao consumo de produtos industrializados. Outro problema seria a condução desses alimentos podendo levar a uma crise como houve à alguns anos a gripe suína matando várias pessoas ao redor do mundo. O consumodestes alimentos industrializados também só agrava mais ainda a situação das pessoas com obesidade infantil e o aumento de doenças como a diabetes.
Todos esses fatores causaram uma revolução no setor alimentício pois, querem saber quem produz, como e quais os efeitos de ingerir esse alimento por muito tempo. Essa nova fase do mundo busca por aproveitar o melhor dos alimentos, descobrindo seusvalores nutricionais em questão relacionada a saúde mundial. Hoje produtos sem agrotóxicos, sem estimulantes de crescimento são vistos com outros olhos considerados diferenciados, podendo ter vantagem na parte econômica.
Todos esses eventos em volta da globalização dos alimentos sempre demonstrará dois lados. O lado que enriquecerá com essas novas tecnologias possibilitando produzir mais em menostempo mesmo sendo produtos industrializados, apresentando em todo canto do mundo seus alimentos agregando suas filiais tudo acaba por contribuir com o outro lado, o que consumi sem muita opção devido à falta de tempo acarretando uma séries de problemas futuros relacionados a saúde.
O maior fator por haver um grande aumento na globalização seria o fator econômico aliás uma boa parte de seuPIB vem do comércio de alimentos. Vários países mesmo eles sendo pequenos acabam se destacando pela sua produção em larga escala possibilitada pelo avanço tecnológico. Atualmente mesmo um país tendo a maior parte do ano um clima frio chamam a atenção por exportar mais produtos que qualquer outro graças as estufas especiais que mantem os alimentos em sua temperatura adequada possibilitando maiordurabilidade ao fim dando lucros por todo esse cuidado e cautela.
A exclusão de grupos humanos, abandono de certas regiões do mundo pois mesmo com avanços tecnológicos não se estabeleceram como grandes exportadores possibilitando a difusão de sua cultura alimentar concentração em certas empresas e países todos são uma definição do que ocorre com a globalização todos os dias.
A boa faseeconômica pode instigar novos consumos de produtos não recomendados mais que estão em boa parte de supermercados que através de publicidades atraem a compra destes mostrando apenas um lado no caso, do sabor o prazer que lhe irá lhe garantir.
A globalização engloba vários fatores sendo eles bons ou não, revolucionando o mundo dos alimentos por exemplo espalhado diferentes culturas e costumesalém de suas fronteiras garantindo tanto o retorno econômico quanto o retorno da miscigenação de alimentos.

Globalização dos alimentos
De todas as redes mundiais que a globalização criou, esta talvez seja a mais importante: é a que garante que, todos os dias, haverá comida na mesa de milhões de pessoas ao redor do planeta. É a conexão global dos alimentos que faz bacon dinamarquês serconsumido no Japão; ervilhas canadenses na Índia; e soja brasileira na China.
Essa fantástica e veloz máquina planetária assegura que teremos frutas e legumes no supermercado em todas as estações do ano. Tem mais um benefício importante: permite que populações de lugares isolados possam vender seus produtos nos mais ricos mercados da Europa, Japão e Estados Unidos.
Hesham Khalifah...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • andre
  • André
  • Andre
  • andre
  • Andre
  • andre
  • andre
  • Andre

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!