ANDERSON, Perry. O Estado absolutista no Ocidente In: Linhagens do Estado absolutista. Parte I, cap. 1,pp.13-45.

438 palavras 2 páginas
Segundo o autor as controvérsias acerca dos Estados absolutistas são importantes, pois permitem delimitar as transformações de um modo de produção feudal para um sistema capitalista ,entender o absolutismo é fundamental para compreender a passagem do feudalismo para o capitalismo na Europa e dos sistemas políticos que as diferenciaram.
O surgimento do absolutismo so foi possivel graças as transformações que ocorreram entre o Estado aristocrático e a propriedade feudal, um Estado feudal estruturado nas grandes propriedades e no trabalho servil.
Perry Anderson classifica os séculos XIV e XV como um período de crise no modo de produção feudal , e por conseqüência a ruptura com a soberania piramidal que viria a facilitar o surgimento do Estado absolutista no Ocidente. "[...] uma ruptura decisiva com a soberania piramidal e parcelada das formações sociais medievais, com seus sistemas de propriedades e vassalagem" (ANDERSON, 1998 p. 15)
As monarquias absolutistas introduziram os exércitos regulares, uma burocracia permanente, o sistema tributário nacional, a codificação do direito e os primórdios de um mercado unificado.
Na verdade a nobreza no absolutismo não foi desalojada do seu poder político, ou seja, o absolutismo era um aparelho de dominação feudal recolocado e reforçado, destinado a sujeitar as massas camponesas á sua posição social tradicional.
Porém para o autor, o Estado possuía características capitalistas, mas a autoridade política permanecerá a mesma do antigo sistema feudal, ou seja, ela não fora desalojada do seu domínio político:
"[...] essa nobreza passou por profundas metamorfoses nos séculos que se seguiram ao fim da Idade Média: mas desde o princípio até o final da história do absolutismo nunca foi desalojada de seu domínio do poder político" (ANDERSON, 1998, p. 18).

Ou seja, O Estado absolutista era um Estado com características capitalistas, mas a autoridade política permanecerá a

Relacionados