ANDERSON ALVES BISPO RA 2114198034 Nota

1318 palavras 6 páginas
CENTRO EDUCAIONAL ANHANGUERA
DE SANTO ANDRÉ
(1,0) AVALIAÇÃO ATPS INDIVIDUAL – ETAPA 1
(0,4) Padrão ABNT = 0,4
(0,3) Questão 1: Processo Cont. e Discreto = 0
(0,3) Questão 2: CLP em Eletrodomésticos = 0
NOTA ATPS 1 - INDIVIDUAL = 0,4

ANDERSON ALVES BISPO

RA : 2114198034

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
CST EM MECATRÔNICA INDUSTRIAL

1ª ETAPA ATPS - INDIVIDUAL

Santo André
2012

INTRODUÇÃO
No início da industrialização, os processos industriais utilizavam o máximo da força da mão-de-obra.
A produção era composta por etapas ou estágios, nos quais as pessoas desenvolviam sempre as mesmas funções, especializando-se em certa tarefa ou etapada produção. Assim temos o princípio da produção seriada. o mesmo ocorria com as máquinas de produção, que eram específicas para uma aplicação, o que impedia seu uso em outras etapas da produção, mesmo que tivesse características muito parecidas.
Com o passar do tempo e a valorização do trabalhador, foi preciso fazer algumas alterações nas máquinas e equipamentos, de forma a resguardar a mãode-obra de algumas funções inadequadas à estrutura física do homem.
A máquina passou a fazer o trabalho mais pesado e o homem, a supervisioná-la. Com a finalidade de garantir o controle do sistema de produção, foram colocados sensores nas máquinas para monitorar e indicar as condições do processo. O controle só é garantido com o acionamento de atuadores a partir do prócessamento das informações coletadas pelos sensores.
Automatizar um sistema tornou-se muito mais viável à medida que a eletrônica avançou e passou a dispor de circuitos capazes de realizar funções Lógicas e aritméticas com os sinais de entrada e gerar respectivos sinais de saída. Com este avanço, o controlador, os sensores e os atuadores passaram a funcionar em conjunto, transformando processo em um sistema automatizado, onde o próprio controlador toma decisões em função da situação dos sensores e aciona os atuadores.
Os primeiros sistemas de automação operavam por meio de

Relacionados