ANDC MicroCr dito DONE

1453 palavras 6 páginas
MicroCrédito
O conceito de Micro crédito foi criado por MuhamadYunus, no Bangladesh, em 1976, através da criação de um banco, o GrameerBank que ajuda milhões de famílias “oferecendo” microcréditos. No Bangladesh, este, conseguiu implantar, a mais conhecida e bem sucedida experiência de microcrédito do mundo
Este microcrédito consistia na concessão de empréstimos (pouco montante) a famílias pobres de produtores rurais, principalmente a mulheres. Os bons resultados obtidos nessa primeira fase do projecto levaram-no a expandir essas operações com recursos de terceiros.
“Quando apareceu pela primeira vez, pela mão de Muhammad Yunus, Professor de Economia e, devido a esta grande iniciativa reflectida no microcrédito, Nobel da Paz, o seu inventor ponderou-o, alicerçando-se na crença verdadeira de que, dando às pessoas as oportunidades certas, podemos, juntos, diminuir e até erradicar a pobreza por todo o mundo.”(Emídio, 2011)
Microcrédito em Portugal Em Portugal, o microcrédito surgiu em 1998, por intervenção da ANDC (Associação Nacional do Direito ao Crédito), uma associação privada sem fins lucrativos, composta por pessoas que pretendiam promover em Portugal a experiência do GrameenBank. Anos mais tarde, a ANDC passou a ser reconhecida como instituição de utilidade pública, ajudando pessoas a desenvolverem o seu próprio negócio através de apoio gratuito, apoiando quem não o consegue adquirir através do financiamento bancário, realizando assim um acompanhamento aos investimentos, desde da fase do financiamento, quando o “negócio” é apenas um Plano até ao fim onde o empréstimo será reembolsado. Esta organização tem como objetivo auxiliar as pessoas que têm dificuldade na obtenção de crédito bancário, a mudar as suas vidas através da criação do seu próprio negócio, depositando confiança nas pessoas de forma a estas cumprirem os seus compromissos.
“O microcrédito tem sido visto como uma forma de combate à pobreza, ao possibilitar a criação de pequenos

Relacionados

  • filosofia
    68938 palavras | 276 páginas