Anbiograma

928 palavras 4 páginas
ANTIBIOGRAMA

Fortaleza, 06 de junho de 2014.

INTRODUÇÃO

Antibiogramas são testes com o objetivo de verificar a sensibilidade de determinado micro­organismo a vários antibióticos mediante comparação usando um padrão pré­estabelecido. Uma das funções mais importantes dos laboratórios de análises clínicas e laboratórios hospitalares é a de detectar por intermédio desses testes qual a sensibilidade/resistência do micro­organismo que está causando infecção diante de vários antibióticos, de modo a escolher o antimicrobiano mais adequado. A informação obtida será usada para determinar qual o antibiótico e a quantidade necessária a ser usada na quimioterapia. Basicamente existem dois métodos para determinar a sensibilidade de uma bactéria aos agentes antimicrobianos: método da diluição em tubo e método da difusão em disco
(VERMELHO et al., 2006).
Os discos de antimicrobianos nos dirá se a bactéria que está sendo testada é resistente ou sensível a determinados antibióticos. Essa característica é determinada medindo­se o diâmetro do halo. Quando menor for o halo, mais resistente a bactéria é para determinado antibiótico, pois a droga presente no disco não foi capaz de conter seu crescimento. Porém, quanto maior for o halo, mais sensível a bactéria é para um determinado antibiótico, uma vez que a droga presente no disco foi capaz de inibir o crescimento da mesma (PANTOJA, 2014).
As técnicas de difusão não são aplicáveis a micro­organismos de crescimento lento. Se é necessária uma incubação prolongada para obtenção de um crescimento satisfatório e, assim, obter­se um halo de inibição detectável, o antibiótico pode deteriorar­se a ponto de gerar leituras imprecisas (VERMELHO et al., 2006).

Para os antibióticos

Relacionados