Análise Retrospectiva dos Casos de Doença de Paget de Mama do Hospital

581 palavras 3 páginas
Trabalho de Histologia
Descrição histológica, de uma doença desencadeada ,por alteração no tecido epitelial glândular ?
Análise Retrospectiva dos Casos de Doença de Paget de Mama do Hospital Amaral Carvalho (HAC)
AJ Pereira, JRF Caldeira, A Joioso, AACR Veloso, EPD Lopes
INTRODUÇÃO: Doença de Paget da mama é uma entidade nosológica rara, que compromente o complexo aréolo-mamilar e que na maioria das vezes está associado a carcinoma ductal. Ocorre mais frequentemente em mulheres pós-menopausadas, 5-10 anos mais tarde que o pico de incidência do carcinoma mamário. Tem apresentação clínica simples e característica, que muita das vezes é interpretado como situação benigna, repercutindo em diagnóstico tardio. Apresenta várias formas de tratamento, a depender da sua associação com carcinoma ductal e seu estadiamento. O prognóstico dessa doença está intimamente relacionado a presença ou não de massa palpável e anormalidades mamográficas.
MÉTODOS: O presente estudo visa a análise retrospectiva de 29 casos de Doença de Paget da mama do Hospital Amaral Carvalho, no período de 1996 a 2012.Os dados foram levantados através da análise dos prontuários.
RESULTADOS: Todos os casos, nesse período, envolveram mulheres, sendo a maioria da raça branca. A faixa etária mais prevalente foi de 61 a 70 anos, 8 casos (27,5%), porém nota-se um número elevado de casos (6) em faixa etária mais jovem, 30 a 40 anos. Eczema e ulcerações foram observados em 23 casos (79%) e 17 (59%) apresentavam massa palpável ao diagnóstico. A incidência de carcinoma ductal associado foi de 96% (28 casos), sendo que destes, 11 casos de carcinoma ductal in situ e 17 casos de carcinoma ductal invasivo. Dos 23 casos que apresentavam teste imunohistoquímico, 16 (69,5%) deles tinham receptores HER-2 positivos. A mastectomia radical foi realizada em 22 (81,5%) dos 27 casos operados. O tratamento adjuvante mais comum foi a associação de quimioterapia e

Relacionados