Anaálise mercadologica, tcc

4830 palavras 20 páginas
2. ANÁLISE MERCADOLÓGICA

2.1 ANÁLISE AMBIENTAL

“A análise ambiental corresponde ao estudo dos diversos fatores e forças do ambiente, às relações entre eles ao longo do tempo e seus efeitos ou potenciais efeitos sobre a empresa, sendo baseada nas percepções das áreas em que as decisões estratégicas da empresa deverão ser tomadas.” (OLIVEIRA, 2007, p. 93)

Em uma sociedade organizada, para que uma empresa se mantenha em uma posição favorável, ela depende dos ambientes externo e interno. Portanto, conhecer o macro ambiente e o microambiente em suas totalidades é imprescindível, pois diante da perspectiva gerada por essa análise, levando em conta todos os elementos que estão presentes e influenciam a “vida da empresa”, é possível levantar pontos fracos, fortes, oportunidades e ameaças, elevando a percepção das possibilidades da empresa. De acordo com Kotler (2007) “os profissionais precisam monitorar seis importantes forças ambientais: demográfica, econômica, sociocultural, natural, tecnológico e político-legal”.

2.1.1 AMBIENTE DEMOGRÁFICO

O ambiente demográfico engloba o crescimento populacional, a composição etária, os mercados étnicos, níveis de instrução, padrões de moradia, movimentações geográficas da população e mudanças do mercado de massa para os micros mercados, ou seja, mercados específicos, de regiões específicas. A demografia influencia decisões corporativas da organização, pois a escolha dos mercados onde a empresa irá atuar tem como um de seus determinantes o tamanho da população a ser atendida e suas características. Essas informações sobre a população brasileira, regional e municipal é considerada imprescindível na definição do tamanho de cada um dos mercados onde a empresa irá atuar.

“A primeira força macroambiental que os profissionais de marketing monitoram é a população, porque os mercados são compostos de pessoas. Vários são os aspectos de extremo interesse dos

Relacionados

  • relatório parcial de estágio
    5022 palavras | 21 páginas
  • trabalho final
    4965 palavras | 20 páginas