Anatomoia

4600 palavras 19 páginas
[pic]

Curso de Educação Física
Professora: Glaucia Kaneko
Aluna: GlendaCecim C. Gomes
Turma: EFS1MA

Belém
2011

PATOLOGIA DO OSSO

Os ossos dão suporte mecânico aos músculos (permitindo o movimento dos membros), protegem órgãos internos (tórax, crâneo, coluna vertebral), fornecem a base tecidular para a hematopoiese e constituem reserva de cálcio e sais de fosfato. As patologias mais importantes que afectam os ossos incluem: 1) doenças metabólicas que afectam o crescimento, formação e remoção óssea, fracturas, deformidades, infecções bacterianas e tumores

As doenças metabólicas ósseas incluem condições relativamente comuns que resultam do desequilíbrio entre a actividade osteoblástica (formação óssea) e a actividade osteoclástica (reabsorção óssea): a) Osteoporose – alteração metabólica óssea mais comum, secundária a doenças que levam a diminuição da actividade osteoblástica e aumento da actividade osteoclástica, com diminuição progressiva da massa total e da densidade óssea. b) Raquitismo e osteomalácia – manifestações de défice de vitamina D caracterizadas por mineralização óssea inadequada. c) Hiperparatireoidismo – resultado do aumento da secreção autónoma de paratormona (hiperparatireoidismo primário) ou de doença renal (hiperparatireoidismo secundário), caracterizado por aumento da reabsorção óssea. d) Doença de Paget óssea – manifestação de excessiva reabsorção óssea seguida de formação óssea desorganizada.

2. As fracturas ósseas podem ocorrer espontaneamente, ou após pequeno traumatismo, em ossos com lesão subjacente prévia.

3. As deformidades ósseas podem resultar de doenças hereditárias com alteração da maturação da cartilagem metafisária (ex: acondroplasia), desenvolvimento anormal do colagénio tipo I (ex: osteogénese imperfeita) ou actividade osteoclástica deficiente (ex: osteopetrose).

4. A infecção óssea designa-se por osteomielite e envolve frequentemente o córtex, medula e periósseo. Os agentes

Relacionados