Anatomia

Páginas: 5 (1151 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
Neste trabalho estudamos diversas partes do corpo humano, aprendemos a função de cada um e com isso tivemos a chance de entender mais ainda o corpo humano. Estudamos também os cadáveres, vimos de perto como é estrutura do nosso corpo e aprendemos com isso.

Osteologia
No crânio temos os dois ossos parietais e o osso frontal que se localiza na região posterior. A cabeça é dividida em crânio eface. O osso do ouvido é chamado de temporal. Zigomático é o osso da parte da bochecha que forma a maça do rosto. A mandíbula inferior forma a arcada inferior e a maxila superior que forma a arcada superior e a mandíbula é o único osso que tem articulação móvel na face e é essa mobilidade que nos permite a fala e a mastigação. No teto da cavidade oral nós encontramos os ossos palatinos. O etmóideinicia na cavidade nasal. A coluna é dividida em cinco regiões: a região serviçal, região torácica, região lombar, região sacral e coques. As duas primeiras vértebras são responsáveis pela rotação da cabeça. A caixa torácica é formada pelas doze vértebras torácicas, pelas doze costelas e pelo esterno anteriormente. A costela é formada em sete primeiras que são chamadas de verdadeiras costelas,por que elas se articulam diretamente com o esterno, e as outras três que são chamadas de falsas por que elas usam de uma cartilagem única para se articular e as ultimas duas são flutuantes, pois elas não se articulam, as flutuantes em caso de um acidente podem perfurar algum órgão. O osso do braço é chamado de úmero. O fêmur é o osso mais longo e mais volumoso do corpo humano e também o osso maisresistente, localiza-se na coxa.
A medula espinhal é responsável pela transmissão dos impulsos nervosos entre o cérebro e o restante do corpo, é um elo. Por esse motivo, quando algum ponto da medula sofre algum dano, a pessoa pode perder os movimentos e a sensibilidade de certas regiões do corpo, pois não há troca de impulsos nervosos de informações entre eles. Disco intervertebral constituídopor um disco fibroso periférico composto por tecido fibrocartilaginoso que permitem vários movimentos na coluna vertebral e absorvem os impactos. Quando nascemos nascem os dentes de leite que ao longo do tempo são empurrados pelos dentes fixos (com raiz), normalmente pensamos que os dentes fixos são presos na gengiva, mas na verdade são presos na mandíbula.
Os ossos e as cartilagens auxiliam naproteção dos órgãos internos, e também aprendemos algumas curiosidades sobre o corpo humano, por exemplo, o crânio possui 29 ossos que formam a cabeça e que coluna dá sustentação aos nossos membros e mantém nossa cabeça suspensa.
Órgãos
Pesquisado no site www.afh.bio.br
Bexiga urinaria: Situada na parte inferior do abdômen à frente do reto nos homens e defronte ao útero das mulheres, a bexiga éum reservatório músculo membranoso onde se recebe e acumula a urina nos intervalos das micções. A função da bexiga é acumular a urina produzida nos rins.
Cérebro: O cérebro é a parte do sistema nervoso central que fica dentro do crânio. É a parte mais desenvolvida e a mais volumosa do encéfalo, pesa cerca de 1,3 kg e é uma massa de tecido cinza-róseo.O cérebro é o centro de controle domovimento, do sono, da fome, da sede e de quase todas as atividades vitais necessárias à sobrevivência.
Coração: O coração é um órgão musculoso oco, o miocárdio, com fibras estriadas, revestido externamente pelo pericárdio. O coração é do tamanho aproximado de um punho fechado e com peso em média de 400 g, tem cerca de 12 cm de comprimento por 8 a 9 cm de largura. O coração funciona como uma bomba,recebendo o sangue das veias e impulsionando-o para as artérias.
Dentes: Os dentes são estruturas duras, calcificadas, presas aos maxilares superior e inferior, cuja atividade principal é a mastigação.
Fígado: O fígado é o maior órgão interno, e é ainda um dos mais importantes. É a mais volumosa de todas as vísceras, pesa cerca de 1,5 kg no homem adulto e na mulher adulta, entre 1,2 e 1,4 kg. Sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Anatomia
  • Anatomia
  • Anatomia
  • anatomia
  • Anatomia
  • anatomia
  • anatomia
  • Anatomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!