Anatomia

Páginas: 8 (1869 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014


1- Os planos de delimitação são:
Plano Anterior(ventral):tangente ao ventre

Plano Posterior(dorsal):tangente ao dorso

Plano Superior(cranial,cefálico):tangente à cabeça

Plano Inferior(plantar,podálico):tangente à planta dos pés

Plano Lateral direito e Plano Lateral Esquerdo:tangente aos lados do corpo

As secções do corpo humano são:
Secção sagital:planos verticais que passam através do corpo,paralelos ao plano mediano.

Secção mediana: plano mediano que passa longitudinalmente através do corpo, dividindo- o em metades iguais direita e esquerda.

Secção frontal: planos verticais que atravessam o corpo formando ângulos retos com o plano mediano, dividindo -o em partes anterior(frontal) e posterior(dorsal).

Secção horizontal: planoshorizontais que dividem o corpo em partes superior e inferior.

Secção transversal: cortes obtidos em ângulos retos ao eixo longitudinal do corpo ou de suas partes.

Secção oblíqua: corte do corpo ou de suas partes que desvia dos planos de secção.

2-Na anatomia,existe uma convenção internacional de que as descrições do corpo humano assumem que o corpo esteja em uma posiçãoespecífica,chamada de posição anatômica.
Na posição anatômica,o indivíduo está em posição ereta, em pé,com a face voltada para a frente e em posição horizontal, de frente para o observador, com os membros superiores estendidos paralelos ao tronco e com as palmas voltadas para a frente,membros inferiores unidos( calcanhares unidos),com os dedos dos pés voltados para a frente.
Toda descrição anatômica é feitaconsiderando o indivíduo em posição anatômica.

3-As funções do esqueleto humano:
Proteção=os ossos tem por sua vez proteger os órgãos vitais,como por exemplo,o cérebro,que é protegido pelo crânio e também os pulmões e o coração,que são protegidos pelas costelas.

Locomoção= o esqueleto possui também a função de dar movimento ao corpo,ultilizando-se dos ligamentos e articulações paralocomover-se.

Suporte=responsável pela armação de uma estrutura,os esqueleto dá suporte aos tecidos moles,que possuem propriedades estruturais e transmitem forças e realizam grandes deformações.Esses tecidos também são dotados de pontos de fixação para grande parte dos músculos do corpo humano,já que os músculos estão inseridos nos ossos,e somente por isso cumprem com a função de suporte ao corpo.Reserva de minerais=alguns minerais muito importantes são estocados nos ossos,como:cálcio,fósforo,sódio,potássio e outros.É através do sistema vascular que esses minerais são distribuídos para outras regiões do organismo.

Hematopoiese=processo pela qual se formam,se desenvolvem e se maturama as células do sangue(eritrócitos,leucócitos e plaquetas), a partir da célula hematopoiética,tambémconhecida como célula-tronco.

4-A maioria dos músculos é dotada de tendões,que os permitem a inserção sobre os ossos,o que irá classificá-los,de acordo com a quantidade de extremidades usadas em:
Bíceps = duas extremidades
Tríceps = três extremidades
Quadríceps = quatro extremidades

5-A circulação sangüínea humana pode ser dividida em dois grandes circuitos: um leva sangue aos pulmões, paraoxigená-lo, e outro leva sangue oxigenado a todas as células do corpo. Por isso se diz que nossa circulação é dupla.
O trajeto “coração (ventrículo direito) è pulmões è coração (átrio esquerdo)” é denominado circulação pulmonar ou pequena circulação.
O trajeto “coração (ventrículo esquerdo) è sistemas corporais è coração (átrio direito)” é denominado circulação sistêmica ou grande circulação.
Comopodemos verificar, do coração o sangue sai sempre dos ventrículos por artérias e regressa sempre às aurículas por veias.

6-O sistema respiratório humano é composto por um par de pulmões e por outros órgãos que levam o ar para o interior e exterior das cavidades pulmonares, os quais são: fossas nasais, boca, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos pulmonares, sendo os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Anatomia
  • Anatomia
  • Anatomia
  • anatomia
  • Anatomia
  • anatomia
  • anatomia
  • Anatomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!