anatomia

Páginas: 3 (730 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2013
Questionário de anatomia

Diferencie neurônio de neuroglia.
A neuroglia não propaga o impulso nervoso enquanto o neurônio transmite a informação de uma célula para outra, ou seja, o neurôniopropaga o impulso nervoso. A neuroglia mantem a estrutura do tecido nervoso organizada.
Comente sobre as funções das neuroglias no sistema nervoso.
São responsáveis pela homeostasia, mantem oequilíbrio e o SN organizado, faz a defesa do tecido nervoso através da fagocitose(microglias), fornece nutrientes aos neurônios(astrocitos) não transmite informação de uma célula para outra, forma a bainha demielina que atua como isolante elétrico(oligodentrocitos), protege o tecido nervoso formando uma barreira hemato-encefalica essa barreira seleciona o que vai para o tecido nervoso.
Comente sobre aspartes do neurônio e explique as propriedades que essas células apresentam.
Dendritos tem a função de captar o estimulo nervoso, recebe a informação e manda para o corpo celular (soma) que armazena eprocessa a informação e manda para o axônio que vai conduzir essa informação/impulso nervoso. As propriedades do neurônio são a excitabilidade elétrica que é capaz de capturar e responder o estimuloelétrico e a condutabilidade que conduz e transmite o estimulo elétrico para a célula efetora.
Explique as funções dos 3 tipos de neurônios.
Sensitivo (aferente) captura e recebe a informação domeio externo e manda para o SNC. O motor (eferente) leva a mensagem do SNC para a periferia (contração-musculo ou secreção-glandula). Associativo (interação) liga o neurônio sensitivo ao neurôniomotor, transmite a informação de um neurônio para o outro.
Explique o mecanismo de impulso nervoso.
Em um neurônio, os estímulos se propagam sempre no mesmo sentido: são recebidos pelos dendritos, seguempelo corpo celular, percorrem o axônio e, da extremidade deste, são passados à célula seguinte (dendrito – corpo celular – axônio). O impulso nervoso que se propaga através do neurônio é de origem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Anatomia
  • Anatomia
  • Anatomia
  • anatomia
  • Anatomia
  • anatomia
  • anatomia
  • Anatomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!