Anatomia e Fisiologia Humana

Páginas: 6 (1323 palavras) Publicado: 23 de junho de 2014



5) Descreva os três tipos de articulação.
Articulações Fibrosas:

As articulações nas quais o elemento que se interpõe às peças que se articulam é o tecido conjuntivo fibroso são ditas fibrosas (ou sinartroses). O grau de mobilidade delas, sempre pequeno, depende do comprimento das fibras interpostas. Existem três tipos de articulações fibrosas: sutura, sindesmose e gonfose.Articulações Cartilaginosas:

Nas articulações cartilaginosas o tecido que se interpõe é a cartilagem. Quando se trata de cartilagem hialina, temos as sincondroses; nas sínfises a cartilagem é fibrosa. Em ambas a mobilidade é reduzida. As sincondroses são raras e o exemplo mais típico é a sincondrose esfeno-occipital que pode ser visualizada na base do crânio. Exemplo de sínfise é a união, no planomediano, entre as porções púbicas dos ossos do quadril, constituindo a sínfise púbica. Também as articulações que se fazem entre os corpos das vértebras podem ser consideradas como sínfise, uma vez que se interpõe entre eles um disco de fibrocartilagem - o disco intervertebral.

Articulações Sinoviais:

A mobilidade exige livre deslizamento de uma superfície óssea contra outra e isto éimpossível quando entre elas interpõe-se um meio de ligação, seja fibroso ou cartilagíneo. Para que haja o grau desejável de movimento, em muitas articulações, o elemento que se interpõe às peças que se articulam é um líquido denominado sinóvia, ou líquido sinovial.




3) Faça um estudo sobre a dinâmica respiratória.
Dinâmica respiratória
Modo
Pode-se classificar de acordo com o predomínio darespiração, que pode ser oral, nasal ou misto. As alterações inflamatórias ou alérgicas como as afecções rinológicas podem influenciar este parâmetro (se o paciente estiver nessas situações, o avaliador deve encaminhá-lo para uma avaliação otorrinolaringológica, ou caso ele já tenha sido avaliado, devemos avaliar esse item quando o processo inflamatório estiver controlado).
Deve-se observar se háruído ou estridor respiratório. Esses parâmetros devem ser analisados numa situação espontânea do sujeito ou por meio de provas específicas.

Tipo
O tipo respiratório refere-se à localização concentrada do fluxo respiratório durante a expiração e aspiração.

O fonoaudiólogo deverá observar esse padrão respiratório desde o primeiro movimento na sala de espera, na fala espontânea, emleituras assim como tocando o tórax e a região diafragmática ( situando o dedo mínimo logo acima do umbigo), e se ele for cantor, também no canto.

a) Média, mista ou torácica: presença de expansão da região do tórax com movimentação intermitente da região diafragmática. É a respiração comum para a fala habitual, porém é insuficiente para o uso da voz profissional.

b) Inferior ou Abdominal:expansão localizada do abdômen, sem a participação dos músculos do diafragma.

c) Costo diafragmática: equilíbrio da expansão harmônica de toda a caixa torácica, sem concentração da região inferior ou superior.

4) O que são Músculos? Dê um exemplo de um músculo liso.
Os músculos são os tecidos responsáveis pelos movimentos dos animais, tanto os movimentos voluntários, com os quais o animalinterage com o meio ambiente, como os movimentos dos seus órgãos internos, o coração ou o intestino.[1]
Os músculos são constituídos por tecido muscular e caraterizam-se pela sua contratibilidade, funcionando pela contração e extensão das suas fibras. A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo. Esseestímulo elétrico desencadeia o potencial de ação, que resulta na entrada de sódio (necessário à contração) dentro da célula, e a saída de potássio da mesma, assim estimulando a liberação do cálcio que esta armazenado no Retículos Sarcoplasmáticos ou RS presentes no sarcoplasma (citoplasma da célula muscular). Em termos científicos, as etapas são:


Despolarização do sarcolema;
estimulação do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de anatomia e fisiologia humana
  • Anatomia e Fisiologia Humana
  • anatomia e fisiologia humana
  • Anatomia e Fisiologia Humana
  • Anatomia e fisiologia humana
  • Anatomia e fisiologia humana
  • INTRODUÇÃO À ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA
  • ANATOMIA e FISIOLOGIA HUMANA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!