Anatomia: VISÃO GERAL DO CORPO HUMANO

Páginas: 10 (2421 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
VISÃO GERAL DO CORPO HUMANO
Organização do Corpo humano
Para o estudo do corpo humano é necessário entender como ele é organizado e como funciona. Para entender o que acontece com o corpo quando ele é ferido, está doente ou submetido a um estresse elevado, é necessário primeiramente ter um entendimento básico de como o corpo é organizado, de como suas diferentes partes normalmente funcionam edas várias condições que afetarão o seu funcionamento para manter a saúde e a vida.
Nesta disciplina será feita uma introdução aos vários sistemas que compõem o corpo humano, além de aprender como estes sistemas, em geral, cooperam entre si, para manter a saúde do corpo como um todo.

Definição de Anatomia e Fisiologia
A anatomia e a fisiologia são as ciências que estudam as estruturas efunções do corpo humano. A anatomia (anatome = cortar em partes) refere-se ao estudo da estrutura e das relações entre estas estruturas. A fisiologia lida com as funções das partes do corpo, isto é, como elas trabalham. A função nunca pode ser separada completamente da estrutura, por isso para estudar o corpo humano devemos tratar a anatomia e a fisiologia em conjunto.
Cada estrutura do corpo estádesignada a desempenhar uma função específica, e muitas vezes a estrutura de uma parte determina sua função. Por exemplo, os pelos que revestem o nariz filtram o ar que respiramos. Os ossos do crânio estão unidos firmemente para proteger o encéfalo. Os ossos dos dedos, em contraste, estão unidos mais frouxamente para permitir vários tipos de movimento.

Níveis de Organização Estrutural
O corpohumano consiste em vários níveis de organização estrutural que estão associados entre si. O nível químico inclui todas as substâncias químicas necessárias para manter a vida. As substâncias químicas são constituídas de átomos, a menor unidade de matéria, e alguns deles, como o carbono (C), o hidrogênio (H), o oxigênio (O), o nitrogênio (N), o cálcio (Ca), o potássio (K) e o sódio (Na) são essenciaispara a manutenção da vida. Os átomos combinam-se para formar moléculas; dois ou mais átomos unidos, como as proteínas, lipídios e carboidratos.
As moléculas, por sua vez, combinam-se para formar o próprio nível de organização: o nível celular. As células são as unidades estruturais e funcionais básicas de um organismo. Entre os muitos tipos de células existentes em seu corpo estão as célulasmusculares, nervosas e sanguíneas, onde cada uma possui uma estrutura diferente e cada uma desenvolve uma função diferente.
O terceiro nível de organização é o nível tecidual. Os tecidos são grupos de células semelhantes que, juntas, realizam uma função particular. Os quatro tipos básicos de tecido são tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso. No exemplo 1.1, cada céluladesempenha uma função na digestão.
Quando diferentes tipos de tecidos estão unidos, eles formam o próximo nível de organização: o nível orgânico. Os órgãos são compostos de dois ou mais tecidos diferentes, têm funções especificas e geralmente apresentam uma forma reconhecível. Exemplos de órgãos são: o coração, o fígado, os pulmões, o cérebro e o estômago. Veja na figura 1.1 os vários tecidos queformam o estômago. A túnica serosa é uma camada de tecido conjuntivo e tecido epitelial, estando localizada na superfície externa do estômago, que o protege e reduz o atrito quando o estômago se move e roça em outros órgãos vizinhos. As camadas de tecido muscular do estômago estão localizadas abaixo da túnica serosa e contraem-se para misturar o bolo alimentar e transportá-lo para o próximo órgãodigestório (intestino delgado). A camada de tecido epitelial que reveste o estômago produz muco, ácido e enzimas que auxiliam na digestão.
O quinto nível de organização é o nível sistêmico. Um sistema consiste de órgãos relacionados que desempenham uma função comum. O sistema digestório, que funciona na digestão e absorção dos alimentos é composto pelos seguintes órgãos: boca, glândulas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Anatomia e divisão do corpo humano
  • Anatomia do Corpo Humano
  • Anatomia do corpo humano
  • Anatomia corpo humano
  • Papiloma vírus humano: Uma visão geral
  • AULA 1 ANATOMIA E FISIOLOGIA DO CORPO HUMANO
  • regiões do corpo humano delimitadas por planos(anatomia e semiologia)
  • Anatomia do corpo humano, abordando doenças do trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!