Anatomia veterinária

Páginas: 7 (1708 palavras) Publicado: 11 de dezembro de 2012
Aula 2 – 29/11
Osteologia Veterinária - Esqueleto Apendicular

1) Membro Torácico
O membro torácico consiste de quatro segmentos, a saber: cíngulo escapular, braço, antebraço e mão.
O cíngulo escapular, quando completamente desenvolvido, consiste de três ossos – escápula, coracóide e clavícula. Nos mamíferos domésticos somente a escápula, um osso grande, plano, é bem desenvolvido e opequeno elemento coracóide funde-se com ela, enquanto que a clavícula está ausente ou é um pequeno rudimento encravado no músculo braquiocefálico.  Não há, portanto, articulação do ombro com o esqueleto axial.
1.1) Escápula - Bovino
[pic]
1.2) Escápula - Bovino
[pic]
1.3) Escápula - Bovino
[pic]

O braço tem um único osso longo, o úmero. A extremidade distal do úmero consiste docôndilo umeral, epicôndilo medial e epicôndilo lateral. O capitulo umeral é a pequena área articular lateral da extremidade distal que se articula com a cabeça do rádio. O termo tróclea umeral é aplicado à porção maior em forma de polia no homem, cão e gato, localizada medialmente. Entretanto, no cavalo, ruminantes e suíno o termo tróclea umeral pode ser usado encerrando ambos os côndilos, medial elateral. O termo côndilo umeral inclui a superfície articular, as fossas radial e do olécrano.
2.1) Úmero - Bovino
[pic]
2.2) Úmero - Bovino
[pic]
2.3) Úmero - Bovino
[pic]
2.4) Úmero - Bovino
[pic]
2.5) Úmero - Bovino
[pic]

No antebraço há dois ossos, o rádio e a ulna. Estes variam quanto ao tamanho e mobilidade. No cavalo e boi os dois ossos estão fusionados e a parte distal domembro é fixada na posição de pronação. O rádio está colocado cranialmente e suporta o peso. A ulna é bem desenvolvida somente em sua parte proximal que forma uma alavanca para os músculos extensores do cotovelo. No porco, a ulna é o maior e mais longo dos dois ossos, mas ela está intimamente unida no lado caudal do rádio. No cão, a ulna é também bem desenvolvida e uma pequena extensão de movimento epermitida entre os dois ossos.
3.1) Rádio/Ulna - Bovino
[pic]

3.2) Rádio/Ulna - Bovino
[pic]

3.3) Rádio/Ulna - Bovino 
[pic]

A mão, tal como no homem, consiste de três subdivisões, a saber, o carpo, metacarpo e dedos.
O carpo, homólogo do pulso do homem, tem um grupo de ossos pequenos, os ossos do carpo. Estes são tipicamente em número de oito e estão dispostos em duasfileiras transversas – uma proximal e uma distal. Os ossos da fileira proximal, designados do lado radial ao ulnar (isto é, mesolateralmente), são os ossos cárpicos radial, intermediário, ulnar e acessório. Os ossos da fileira distal são designados, numericamente, na mesma direção, como primeiro, segundo, terceiro e quarto ossos cárpicos.
4.1) Carpos - Bovino
[pic]

4.2) Carpos - Bovino
[pic]O metacarpo tem tipicamente cinco ossos metacárpicos, um para cada dedo; eles são ossos longos e são designados numericamente do lado radial ao ulnar. Esta disposição ocorre no cão, ainda que o primeiro metacárpico seja muito menor que os outros e o segundo e quinto sejam um tanto reduzidos. No cavalo, o primeiro e quinto metacárpico estão ausentes, o terceiro é o grande osso metacárpico que suporta ecarrega o único dedo, enquanto que o segundo e o quarto são muito reduzidos. Nos ruminantes e suínos, o terceiro e o quarto são os metacárpico principais e sustentam os dedos bem desenvolvidos; eles estão fundidos no boi e carneiro, nos outros são variavelmente reduzidos ou ausentes.
5.1) Metacarpianos - Bovino
[pic]

5.2) Metacarpianos - Bovino

[pic]

5.3) Metacarpianos - Bovino

[pic]Os dedos, tal como no homem, são tipicamente cinco, em número. Eles são designados numericamente do lado radial ao ulnar, em correspondência aos metacárpicos. O número total esta presente no cão. No boi e no porco o terceiro e quarto são bem desenvolvidos e suportam o peso, enquanto o segundo e quinto são reduzidos. O cavalo atual tem um único dedo. O esqueleto de cada dedo completamente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Anatomia Veterinária
  • Anatomia veterinaria
  • anatomia veterinária
  • Anatomia veterinaria
  • Anatomia Veterinaria
  • anatomia veterinaria
  • Anatomia Veterinária
  • Anatomia Veterinária

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!