ANATOMIA VEGETAL

Páginas: 10 (2360 palavras) Publicado: 30 de agosto de 2014
Xilema
O xilema é o tecido responsável pelo transporte de água e solutos a longa distância, armazenamento denutrientes e suporte mecânico. Assim como o floema, o xilema denomina-se tecido vascular. Estes tecidos são contínuos através de todos os órgãos (vegetativos ou reprodutivos) das plantas vasculares, formando um verdadeiro sistema vascular.
Ontogeneticamente, tanto para o xilema quantopara o floema, é mais didática a distinção entre sistema vascular primário (formado a partir do procâmbio, um meristema primário) e sistema vascular secundário (formadoa partir do câmbio vascular, um meristema secundário). Os meristemas primários estão relacionados com a formação do corpo primário da planta, e têm a função de adicionar novas células ao sistema axial, isto é, ao eixo orientadolongitudinalmente. Os meristemas secundários são os responsáveis pelo aumento em espessura de caules e raízes, por meio da adição lateral de novas células, formando o sistema radial, além de adicionar novas células aos tecidos axiais já existentes.Os xilemas primário e secundário são tecidos complexos formados por elementos condutores, células parenquimáticas e fibras, além de outros tipos celulares.Porém, no xilema primário esses tipos celularesorganizam-se apenas no sistema axial e são derivados do procâmbio; já no xilema secundário, estão organizados nos sistemas axial e radial e derivam-se do câmbio vascular (Quadro 5.1).




Xilema Primário
O xilema primário apresenta os mesmos tipos celulares básicos do xilema secundário: os elementos traqueais (condutores), as célulasparenquimáticas e as fibras. A diferença é que os tipos celulares do xilema primário estão organizados apenas no sistema axial.
Proto e Metaxilema
Durante o desenvolvimento vegetal, distinguem-se duas categorias de xilema primário: o protoxilema e o metaxilema. O protoxilema é constituído de células condutoras que se diferenciam primeiro, ou seja, adquirem paredes secundárias lignificadas precocemente, e,normalmente, apresentam menor diâmetro. O metaxilema é composto de células condutoras que se diferenciam tardiamente e, em geral, apresentam diâmetro maior, isto é, a deposição de paredes secundárias ocorre mais tarde, permitindo que as células aumentem de tamanho antes de atingir a maturidade. O protoxilema ocorre, geralmente, em partes do corpo primário da planta que ainda não completaram seualongamento e diferenciação. Neste caso, como a diferenciação do elemento traqueal é precoce e as células parenquimáticas ao redor podem ou não ter completado seu alongamento, as células do protoxilema às vezes sofrem estiramento, em razão da força exercida pelo alongamento dessas células.
O metaxilema, normalmente, inicia seu desenvolvimento em partes da planta que ainda estão se alongando, porém sócompletam a maturação ou total diferenciação depois de o alongamento ter sido concluído.
Portanto, estas células são menos afetadas pelo alongamento das células ao redor. O metaxilema é, muitas vezes, mais complexo que o protoxilema e pode apresentar fibras, além dos elementos traqueais e das células parenquimáticas. Os elementos traqueais do metaxilema não são obliterados depois de ocrescimento primário ter sido completado, mas tornam-se não-funcionais após a formação do xilema secundário em plantas lenhosas. Já em plantas que não apresentam crescimento secundário, como muitas gramíneas, é o metaxilema que permanece funcional nos órgãos que já atingiram a maturidade.
Xilema Secundário
Assim como o floema secundário, o xilema contribui para o crescimento em espessura do corpo dovegetal, em conseqüência da adição de novas células. Em seu estádio completo de desenvolvimento, o xilema secundário constitui a madeira, ou lenho, que representa importante fonte de matéria-prima para a economia brasileira.
O xilema secundário é um tecido complexo, formado por diferentes tipos celulares organizados em dois sistemas distintos: o axial (ou vertical) e o radial (ou horizontal), ambos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • anatomia vegetal
  • anatomia vegetal
  • Anatomia vegetal
  • Anatomia Vegetal
  • Anatomia vegetal
  • Anatomia vegetal
  • Anatomia vegetal
  • anatomia vegetal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!