Anatomia Topogr Fica

996 palavras 4 páginas
Anatomia Topográfica da Mandíbula e Maxila

Maxila
É formado pela união das duas maxilas. Apresenta um processo para cima para a articulação com o osso frontal, o processo frontal. Também possui um processo para baixo, onde se implantam os dentes superiores, o processo alveolar e um processo lateral, onde se articula com o osso zigomático, o processo zigomático. Há também uma verdadeira prateleira posteriormente, chamada de processo palatino, que denota, dentro da cavidade oral, a abóbada palatina. É um osso pneumático, pois possui em seu interior o seio maxilar, o maior de todos os seios paranasais.
É um osso plano e irregular. Forma quatro cavidades: o tecto da cavidade bucal, o soalho e a parede lateral do nariz, o soalho da órbita e o seio maxilar, cada osso apresentam um corpo e quatro processos.

Corpo Forame Infraorbitário - passagem para os vasos e nervo infra-orbitais
Face Orbital - forma a maior parte do soalho da órbita
Seio Maxilar - grande cavidade piramidal dentro do corpo da maxila

Processos: Frontal: forte lâmina que parte do limite lateral do nariz
Zigomático: eminência triangular e áspera localizada no ângulo de separação das faces anterior, infratemporal e orbital
Alveolar: cavidades profundas para recepção dos dentes
Palatino: horizontal e projeta-se medialmente da face nasal do osso

A maxila articula-se com nove ossos: frontal, etmóide, nasal, zigomático, concha nasal inferior, lacrimal, palatino, vômer e maxila do lado oposto.
Cada maxila contém da parte mediana à posterior, onze alvéolos para a inserção dos dentes, respectivamente: três alvéolos, que aumentam de tamanho do primeiro para o terceiro, para o engaste dos incisivos; um alvéolo canino, bastante profundo; quatro alvéolos pré-molares e três molares.
A maxila apresenta uma ossificação muito precoce, sendo intramembranosa. Podendo, em seu desenvolvimento, persistir uma fissura entre os processos palatinos onde as cavidades nasais se comunicam com a cavidade oral.

Relacionados

  • O inconsciente freud
    14186 palavras | 57 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas