Anatomia sistemica

Páginas: 138 (34431 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
CHRISTIANE BURKERT TEIXEIRA

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA: O PERFIL DO FISIOTERAPEUTA

CURITIBA 2004

2

CHRISTIANE BURKERT TEIXEIRA

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA: O PERFIL DO FISIOTERAPEUTA
Dissertação apresentada como requisito parcial à obtenção do grau de Mestre em Educação, Universidade Tuiutido Paraná, Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado em Educação.

Orientador: Prof. Dr. Joe Garcia

CURITIBA 2004

3

CHRISTIANE BURKERT TEIXEIRA

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA: O PERFIL DO FISIOTERAPEUTA
Dissertação aprovada como requisito parcial a obtenção do grau de Mestre em Educação, Universidade Tuiuti do Paraná, Programa dePós-graduação em Educação – Mestrado em Educação, pela seguinte banca examinadora: Prof. Dr. Joe Garcia Programa de Pós-Graduação em Educação/ Mestrado em Educação – UTP __________________________________________ Prof. Dr. Gracialino Dias Programa de Pós-Graduação em Educação/ Mestrado em Educação – UFPR Chefe DEPLAE/UFPR __________________________________________ Profª. Drª. Evelcy Monteiro MachadoPrograma de Pós-Graduação em Educação/ Mestrado em Educação – UTP __________________________________________

Curitiba, fevereiro de 2004.

4

Dedico esta dissertação aos meus pais e ao meu irmão, que acreditaram na concretização deste trabalho, sempre presentes nas horas mais difíceis. Aos que, como eu, lutam pela ressignificação da sua profissão.

5

Agradeço a Deus, aos meus pais peloconstante incentivo, confiança e apoio. Ao meu irmão que não mediu esforços, me auxiliou e ensinou, sempre que preciso, decifrar os enigmas da computação. Ao meu orientador pela atenção e dedicação na arte de orientar, ensinar e conduzir seus orientandos à produção de conhecimentos revestidos de episteme, com a preocupação constante na pessoa que queremos formar. A Universidade Tuiuti do Paraná –UTP e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior –CAPES/ Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior Particulares – PROSUP pelo financiamento parcial desta dissertação.

6

SUMÁRIO LISTA DE SIGLAS......................................................................................................8RESUMO.....................................................................................................................9 ABSTRACT...............................................................................................................10 1 INTRODUÇÃO .......................................................................................................11 2 ASPECTOS TEÓRICOS NO CAMPO DA FISIOTERAPIA ...................................182.1 CENÁRIO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL NA DÉCADA DE NOVENTA............................................................................................................19 2.2 FISIOTERAPIA: QUESTÕES TEÓRICAS...........................................................22 2.3 A TRAJETÓRIA DE ELABORAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA.......................31 2.3.1 Aspectos Históricos ..........................................................................................31 2.3.2 Aspectos Políticos ............................................................................................37 2.4 OBJETO, OBJETIVOS E PRINCÍPIOS DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA .......................39 2.5 ALGUMASPESQUISAS SOBRE AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA .......................44 2.6 O PERFIL DO FISIOTERAPEUTA AO LONGO DA HISTÓRIA ..........................47 2.6.1 Conceituando Perfil e Diferenciando da Identidade Profissional ......................48 2.6.2 O Perfil do Fisioterapeuta desde os Primeiros Documentos que Regulamentaram a Profissão até um Primeiro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Anatomia Sistemica
  • ANATOMIA SISTEMICA
  • Anatomia sistemica
  • Anatomia Sistêmica
  • Anatomia sistemica
  • Anatomia sistêmica
  • Anatomia sistemica
  • Anatomia Sistemica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!