Anatomia resumo miologia e artorlogia

862 palavras 4 páginas
Miologia: estudo dos músculos Tipos: 1) lisos ou viscerais 2) estriados 2.1- estriado cardíaco - são involuntários.
2.2- estriados esquelético - são os que estão presos no esqueleto. Os músculos podem exercer contrações voluntárias e/ ou involuntárias Contrações voluntárias são as que desejamos. Contração do braço ou da perna. Contrações involuntárias ocorre independentemente da nossa vontade. Contração do coração. O diafragma é o músculo que exerce contração voluntária e involuntária.
Músculo estriado esquelético. Envolvendo o músculo tem um tecido conjuntivo fibroso chamado tendão. A parte vermelha do músculo é a parte contrátil, chamado ventre. O tendão existe em todos os músculos. Sua função é fixar o músculo ao esqueleto. Quando tendão tem o formato de folha, tem o nome de pneurose, existente nos músculos mais alongados. Cada ventre muscular tem seu envoltório para que o músculo possa se movimentar. O nome desse envoltório é fáscia muscular. Origem e inserção se relaciona com os pontos fixos e móvel do esqueleto. Origem - ponto fixo Inserção - ponto móvel Ex. Flexão de cotovelo, flexão de ombro Agonista - é quem faz o papel principal no movimento Antagonista - é quem faz o oposto. Sinergista - é quem auxilia o agonista, no movimento realizando ou não o mesmo movimento.

Artrologia: estudo das articulações ou juntura. É a ponte de união ou fixação entre estruturas rígidas do corpo. É o que faz a ligação.
1) articulação fibrosa: é quando o material de interposição ósseo é tecido conjuntivo fibroso. Sua função é a fixação. Antigamente ela formava ao grupo das fixações móveis, mas isso caiu em desuso. Se dividem em 2 grupos, sendo esses por localização:
A) Sutura- são os que ocorrem entre os ossos da cabeça. Sendo assim, se for tecido conjuntivo fibroso e estiver na cabeça é sutura.Ex. Ossos parientais e ossos dos dentes.
B) Sindesmose- ocorre entre os ossos que estão fora da cabeça. Ex. Rádio e Ulna
2) articulações

Relacionados