Anatomia nasak

2619 palavras 11 páginas
ANATOMIA E FISIOLOGIA DO NARIZ
E SEIOS PARANASAIS

O nariz é a estrutura responsável pela entrada do ar que vai para os pulmões. Nesse trajeto, algumas estruturas são ventiladas por esse ar e caso haja alguma disfunção da anatomia ou fisiologia nasal, outras estruturas podem ser afetadas.
As primeiras estruturas diretamente dependentes dessa anátomo-fisiologia nasal são os seios paranasais ou da face. Os seios paranasais são estruturas localizadas ao redor da cavidade nasal e são interligados com a cavidade nasal através de óstios (aberturas).
Essas cavidades são aeradas pelo ar que entra pelo nariz e mantém a fisiologia normal do transporte muco-ciliar realizado por esses seios. Se há alteração da anatomia ou fisiologia nasal, essas estruturas paranasais podem ser afetadas com possível alteração da sua fisiologia.
Outras estruturas vizinhas a cavidade nasal que também podem ser afetadas por alterações anatômico-funcionais são os ouvidos, a faringe (garganta), a laringe e os pulmões.
Os ouvidos são interligados com o nariz em sua porção posterior (nasofaringe ou rinofaringe) através do óstio (abertura) da tuba auditiva que se localiza nessa região.
A faringe também é interligada ao nariz a se localiza abaixo e continuamente a rinofaringe (porção posterior do nariz).
Abaixo da faringe se localiza a laringe, e inferiormente a essa estrutura, temos a traquéia e os pulmões.
É importante esse conhecimento para que se possa entender como e porque alterações anatômico-fisiológicas nasais podem levar a ocorrência de sinusites, otites e faringites ou amigdalites, além de laringites e Infecções das Vias aéreas, problemas tão comuns vistos comumente por nós otorrinolaringologistas no dia-a-dia no nosso consultório.
Nesse espaço, nos ateremos a mostrar as estruturas anatômicas e sua fisiologia normal, sendo que as alterações dessa homeostase estão detalhadamente descritas no tópico doenças deste site.

Vista lateral Vista posterior Septo nasal Parede

Relacionados

  • Resenha do livro o mundo de sofia
    409297 palavras | 1638 páginas
  • Doutor
    400913 palavras | 1604 páginas
  • Teologia sistemática
    398093 palavras | 1593 páginas