Anatomia Membro Inferior Resumo

Páginas: 12 (2968 palavras) Publicado: 23 de março de 2015
RESUMO DE ANATOMIA
MEMBRO INFERIOR

1- OSSO DO QUADRIL: É formado por três ossos que se fundem ao longo dos anos. São eles ilíaco, ísquio e púbis. O ilíaco é formado por uma crista ilíaca, pela asa do ilíaco, pelas espinhas ilíacas anteriores superior e inferior e espinhas ilíacas posteriores superior e inferior. Possui a tuberosidade ilíaca, linhas glúteas posterior, anterior e inferior,formadas pela incersão de músculos e a face auricular que se articulará com o sacro. O ísquio é formado por um corpo e um ramo. Possui as incisuras isquiádicas maior e menor, a espinha isquiádica e o túber isquiádico. O púbis também é formado por um corpo e um ramo e possui o tubérculo púbico onde se fixará o ligamento inguinal, a linha pectínea, a crista obturatória e sínfise púbica que se articularácom o outro osso do quadril. Pela união destes três ossos serão formados o forame obturatório (que possui um sulco), o acetábulo (que contém a face semilunar e a incisura acetabular), a eminência iliopubica e a linha arqueada.

2- FÊMUR: É formado por uma cabeça, um corpo aproximadamente cilíndrico e uma extremidade distal condilar. A cabeça estará separada do corpo por um colo por onde passará aartéria circunflexa medial da coxa. Possui um trocanter maior e outro menor e uma fossa intertrocantérica onde se insere o músculo piriforme. Possui as linhas intertrocantérica, áspera e solear. A última é determinada pela inserção do músculo soleo. Possui uma face poplítea que representa o assoalho da fossa poplítea e uma face articular anterior para a patela. Terá condilos medial e lateral; e noprimeiro tem o tubérculo adutor onde se insere o músculo adutor magno.

3- TÍBIA: É o osso medial da perna. Possui côndilos medial e lateral e tubérculos intercondilares medial e lateral. Na tuberosidade da tíbia, que é anterior, se insere o ligamento patelar; posteriormente temos a linha oblíqua. Na extremidade distal existirá o maleolo medial e a face articular inferior.

4- FÍBULA: É oosso lateral da perna. Possui uma cabeça que se articula com a tíbia e um colo por onde passa o nervo fibular comum. Na sua extremidade distal possui o maleolo lateral e uma superfície articular que se localiza posteriormente.


OSSOS DO PÉ: Assim como a mão, o pé é dividido em três grupos de ossos: tarso, metatarso e falanges. Os ossos do tarso são o tálus, o calcâneo, o navicular e oscuneiformes lateral, intermédio e medial. Os metatarsos serão cinco ossos que formarão a base do pé e com excessão do hálux todos os dedos possuirão 3 falanges que representam as extremidades livres dos dedos.

Definições importantes:

Trígono femoral: É formado superiormente pelo ligamento inguinal (que liga a espinha ilíaca antero-superior ao tubérculo púbico), lateralmente pela borda medial domúsculo sartório e medialmente pela borda medial do músculo adutor longo. O seu assoalho é formado pelos músculos iliopsoas, pectíneo e parte do adutor longo. O seu teto é formado pela fáscia lata e pela fáscia crivosa. O trígono femoral é dividido em dois compartimentos pelo ligamento iliopectineo. Pelo compartimento lateral passarão o músculo ilíopseoas e o nervo femoral, pelo medial passarão aartéria e veia femorais respectivamente.
A fáscia crivosa reveste o hiato safeno por onde penetra a veia safena magna. Esta veia se origina do arco venoso dorsal do pé medialmente e anteriormente à coxa, e desembocará na veia femoral.
O compartimento medial é chamado anel femoral e nele está contido o ânulo femoral formado por tecido conjutivo frouxo onde se encontra o linfonodo de Clouquet.

Canalfemoral: é formado superiormente pelo ânulo femoral, lateralmente pelo tecido conjuntivo denso que recobre a veia femoral e medialmente pelo ligamento lacunar.

Canal dos adutores: É formado lateralmente pelo músculo vasto medial e medialmente pelo músculo adutor longo. Seu teto é formado pelo músculo sartório e pela fáscia subsartorial. Ele contém a artéria femoral, o nervo safeno (que é a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ANATOMIA DOS MEMBROS INFERIORES
  • Membros inferiores
  • Anatomia dos Membros Inferiores
  • anatomia dos membros inferiores
  • Relatório de anatomia membro inferior
  • Anatomia Membro inferior
  • Membros Inferiores
  • Anatomia Membro Inferior

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!