Anatomia eixos e planos anatomicos

Páginas: 9 (2120 palavras) Publicado: 11 de maio de 2013
BRUNO GIBSON - 1106330

ATIVDADE PORTIFÓLIO CICLO 1

Trabalho apresentado ao
Centro Universitário Claretiano
para a disciplina de Anatomia
Humana Geral do curso de
Educação Física Bacharelado, como
requisito parcial para obtenção
de avaliação, ministrado pela
professora Rosana Iara Carolli.

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO2012
De acordo com os conceitos apresentados naUnidade 1, responda as questões a seguir:

1) O que é o aparelho locomotor?
O aparelho locomotor é formado por ossos, articulações e músculos, sendo responsável pela sustentação e pela movimentação do corpo. Divide-se em: tronco; pernas e pés (membros inferiores); braços e mãos (membros superiores).
As doenças músculo esqueléticas, assim como as lesões relacionadas ao esporte, exigem dosprofissionais da área de saúde um conhecimento mais específico e atualizado no prevenção e tratamento destas lesões.

2) Qual a classificação dos ossos do corpo humano?
Os ossos são classificados de acordo com a sua forma em:
Ossos Longos: São aqueles em que o comprimento predomina sobre a largura e espessura. Os ossos longos apresentam uma escavação central que é o canal medular, onde seencontra a medula óssea. Os ossos longos são constituídos por um corpo (diáfise) e 2 extremidades (epífises).Exemplo: Fêmur.
Ossos Curtos: As 3 dimensões se equivalem, são ossos mais ou menos cúbicos.Exemplo: Ossos do Tarso.Ossos Laminares (Planos): São osso finos, em que o comprimento e a largura predominam sobre a espessura.Exemplo: Parietal.Além desses três grupos básicos bem definidos, há outrosintermediários, que podem ser distribuído em 3 grupos:Ossos Alongados: São ossos longos, porém achatados e não apresentam canal central.Exemplo: Costelas.Ossos Pneumáticos: São osso ocos, com cavidades cheias de ar e revestidas por mucosa (seios), apresentando pequeno peso em relação ao seu volume.Exemplo: Esfenóide.Ossos Irregulares: São aqueles que apresentam uma caracterização muitoespecífica.Exemplo: Vértebras.

3) Qual a importância e a função dos revestimentos?
Os revestimentos do corpo são concebidos para duas funções básicas: separar os tecidos internos do ambiente exterior e protege-los das condições que aí se registam. A pele é o manto de revestimento do organismo, órgão vital e, sem ela, a sobrevivência seria impossível. É o maior órgão do corpo humano, representando 16%de seu peso total.
Esse revestimento corporal precisa ser flexível e leve, com mecanismos para gerir os ganhos e as perdas do calor e da água do corpo e que proteja contra os danos causados pelos químicos agressivos, pelos ferimentos e afins. Para poderem satisfazer estas necessidades, os mamíferos têm uma pele espessa mas flexível, e na maioria das espécies ela é reforçada com pelos ou cabelo. Assuas regiões em camadas, a epiderme e a derme, dividem o trabalho das funções da pele. A camada de células mortas, ricas em queratina e de aspeto escamoso na epiderme, ajuda a contrariar o abuso da constante exposição aos elementos. As células vivas que se encontram por baixo estão ligadas numa camada contínua, uma segunda linha de defesa. Contudo, a camada mais resistente é a derme. Composta porcolagênio e elastina, a derme resiste ao desgaste e permanece elástica durante décadas. Ao mesmo tempo, sustenta e alimenta a epiderme. Calcula-se que cada 6,4 cm quadrados estão ligados e a cerca de 70 nervos e cerca de 5 m de vasos sanguíneos. Sob a derme, a epiderme prende a pele aos músculos e aos ossos.

4) O que é a posição anatômica e qual sua importância para a disciplina de AnatomiaHumana Geral?

É considerado posição anatômica, a postura de uma pessoa ereta em pé com o olhar voltado para o horizonte e a linha do queixo em paralelo a linha do solo, calcanhares unidos, os pés também apontados para frente e perpendiculares ao restante do corpo, braços estendidos e aplicados ao tronco e com as palmas das mãos voltadas para frente (os dedos estendidos e unidos).
Utilizada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Planos e eixos anatômicos
  • planos e eixos anatomicos
  • Anatomia Humana Planos Anatomicos
  • Descreva os planos de secção e os eixos anatômicos.
  • pra que serve os planos e eixos anatomicos
  • Anatomia Planos e eixos de movimento
  • Anatomia
  • Anatomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!