ANATOMIA DO QUADRIU

424 palavras 2 páginas
ANATOMIA DO QUADRIL

Para melhor entender a pr髏ese, � interessante uma id閕a das estruturas anat鬽icas e do funcionamento da articula玢o do quadril.

Articula玢o do Quadril com Cartilagem normal

O quadril � a maior junta de ajuste esf閞ico do corpo humano. A cabe鏰 do f阭ur, extremidade do osso longo da coxa, se encaixa na cavidade acetabulardo osso p閘vico. �, portanto, uma articula玢o de grande porte, adaptada para suportar o peso do corpo, distribuir os esfor鏾s e permitir os movimentos de flex鉶, extens鉶 e rota珲es dos membros inferiores.

A cabe鏰 femoral recebe suprimento de sangue, principalmente pelas art閞ias circunflexas em torno da base do colo femoral. Les鮡s dessas art閞ias , por traumas ou doen鏰s, que comprometam o fluxo sangneo na regi鉶, podem levar � necrose avascular.

As extremidades 髎seas, nas juntas, s鉶 cobertas por cartilagens articulares hialinas, tecido branco com aproximadamente 2mm de espessura, brilhante, polido e muito resistente que permite, , o deslizamento sem atrito e sem dor dos ossos ajustados.

Articula玢o do Quadril com suas estruturas importantes

A articula玢o � envolvida pela c醦sula articular, uma estrutura fibrosa firme e refor鏰da, revestida internamente pela sinovial, um tecido que produz o l韖uido que lubrifica e contribui para o baixo desgaste das estruturas articulares.

A sali阯cia 髎sea lateral da parte superior do f阭ur � chamado o troc鈔ter maior. Nesta 醨ea ocorrem muitas fraturas do quadril e por sua forma protuberante, esta envolvida com afec珲es da bursa trocant閞ica, que � uma bolsa com cavidade virtual, que facilitam o deslizamento das estruturas.

A estabilidade da articula玢o � conferida pelo perfil das extremidades 髎seas, pela resist阯cia da c醦sula, dos ligamentos e pela a玢o dos m鷖culosenvolvidos com a articula玢o.

Corte na articula玢o do Quadril
Rx de Quadril normal

As articula珲es t阭 um intrincado desenho no qual a cartilagem e o osso subcondral que a sustenta funcionam juntos para absorver as

Relacionados