Anatomia do lenho de Qualea grandiflora, Qualea parviflora e Salvertia convallariodora

1998 palavras 8 páginas
1. INTRODUÇÃO

A anatomia de madeira é o ramo da ciência botânica que busca o estudo das variadas células que compõem o lenho, bem como sua organização, função e relação com a atividade biológica do vegetal. Esse reconhecimento microscópico da madeira proveniente de um exame anatômico constitui a única maneira segura para a sua identificação. A julgar pelo crescente número de publicações nos últimos anos, pode-se concluir que o estudo do lenho vem ganhando espaço e importância no meio científico (LIMA et al, 2009).

Abrangendo 6 gêneros e aproximadamente 200 espécies tropicais, sem representantes nas regiões temperadas (STAFLEU 1948, 1952, 1953), a família de plantas angiospérmicas Vochysiaceae, que está inserida na ordem Myrtales, apresenta uma representação significativa nos mais diversos ecossistemas brasileiros. O núcleo de distribuição de suas espécies encontra-se na região Guiano-Amazônica e no Planalto Central Brasileiro, de onde se irradiam para as demais regiões (Barroso et al. 1984). O único gênero não americano é Erismadelphus, que ocorre na África tropical ocidental (VIANNA, 2006; FRANÇA, 2010). A madeira das espécies de Vochysiaceae de mata atlântica é utilizada de uma maneira geral na confecção de caixas, caixotes, papel, construção civil e naval, carvão e obras internas (Correa 1984).

Qualea e Vochysia são os maiores gêneros dentro da família e apesar de serem basicamente florestais apresentam espécies muito comuns e bem distribuídas nos cerrados. De acordo com Haridasan (2000, 2008), o gênero Qualea apresenta alguns representantes tipicamente adaptados a viver nos solos com alto teor de alumínio dos cerrados, porém, possuem representação também na Caatinga, Mata Atlântica e Amazônia. Já o gênero Salvertia é o menos diverso de todos, com representação apenas nos biomas Caatinga e Cerrado.

2. OBJETIVOS Caracterizar e comparar as variabilidades morfológicas dos constituintes do lenho de três espécies distintas de angiospermas:

Relacionados

  • Manual da vegetação do brasil
    75781 palavras | 304 páginas