Anatomia do Corpo Humano

Páginas: 15 (3606 palavras) Publicado: 30 de agosto de 2014


UNIP
Educação Física











ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ANATOMIA - ARTICULAÇÕES






Sumário
Sumário 3
3
Articulações Fibrosas
4
Articulaões Sinoviais  7
Articulação do Ombro 8
Articulação esternoclavicular
9
Articulação acromioclavicular
9
Articulação glenoumeral
10
Articulação do Cotovelo  12
Articulação do Punho 13
Articulação doJoelho  16
Articulação do Tornozelo 17





Articulações Fibrosas

As articulações fibrosas incluem todas as articulações onde as superfícies dos ossos estão quase em contato direto, como nas articulações entre os ossos do crânio (exceto a ATM). Há três tipos principais de articulações fibrosas: Suturas, Sindesmoses e Gonfoses.
Suturas
Nas suturas as extremidades dos ossos têminterdigitações ou sulcos, que os mantêm íntima e firmemente unidos. Conseqüentemente, as fibras de conexão são muito curtas preenchendo uma pequena fenda entre os ossos. Este tipo de articulação é encontrado somente entre os ossos planos do crânio. Na maturidade, as fibras da sutura começam a ser substituídas completamente, os de ambos os lados da sutura tornam-se firmemente unidos/fundidos. Estacondição é chamada de sinostose.

Exemplo de Sutura Craniana Exemplo de Sinostose (Sacro)





Suturas Cranianas



Sindesmoses
Nestas suturas o tecido interposto é também o conjuntivo fibroso, mas não ocorre nos ossos do crânio. Na verdade, a Nomenclatura Anatômica só registra dois exemplos: sindesmose tíbio-fibular e sindesmose radio-ulnar.Gonfoses
Também chamada de articulação em cavilha, é uma articulação fibrosa especializada à fixação dos dentes nas cavidades alveolares na mandíbula e maxilas. O colágeno do periodonto une o cemento dentário com o osso alveolar.

Gonfoses- Dentes Primários e Permanentes




Articulações Anfiartroses (cartilagíneas)

O que são?
Asarticulações anfiartroses são aquelas que possuem pouco movimento e entre os ossos a um certo tipo de cartilagem.
Tipos: Sincondroses e Sínfises

Sincondroses
são articulações que conforme o tempo vão desaparecendo já que a cartilagem que as envolvem é convertida em ossos antes da idade adulta.
Sínfises
são articulações onde as superfícies ósseas são unidas por discos fibrocartilagíneos, que sãoachatados e ajudam assim a absorver impactos.
Exemplos:
Sincondrose: Manúbrio-esternal






Articulaões Sinoviais 
Uma articulação sinovial geralmente possui uma grande amplitude de movimento. Na articulação sinovial, as superfícies articulares dos ossos são protegidas por uma cartilagem. Um tecido fibroso muito resistente recobre a área em que os ossos se encontram, formando a cápsulaarticular. Os ligamentos, que também são feitos de tecido fibroso muito resistente, ajudam a manter a estabilidade da articulação. Esses ligamentos podem ser parte da cápsula articular, estando dentro ou fora dessa cápsula. A área dentro dessa cápsula articular é chamada de cavidade articular e está repleta de um fluido chamado líquido sinovial ou sinóvia. Alguns exemplos de articulação sinovialincluem os joelhos, a coxofemoral e a articulação temporomandibular (que une o crânio e a mandíbula).
Tipos:
Ginglimo ou uniaxial:cotovelo
Pivô: articulação atlantoaxial
Multiaxial ou esferoidal: ombro
Plana: carpo
A cápsula articular é um invólucro membranoso que encerra as superfícies articulares, possuindo duas camadas: a membrana fibrosa (externa) e a membrana sinovial (interna). Amembrana externa é mais resistente e pode estar reforçada em alguns pontos por feixes também fibrosos que constituem os ligamentos capsulares para aumentar sua resistência. A membrana interna da cápsula é bastante vascularizada e inervada; este tecido produz o líquido sinovial, o qual é viscoso, nutritivo, lubrificante e deslizante. Contém ácido hialurônico, o que confere a viscosidade necessária para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Anatomia do corpo humano
  • Anatomia corpo humano
  • Anatomia: VISÃO GERAL DO CORPO HUMANO
  • AULA 1 ANATOMIA E FISIOLOGIA DO CORPO HUMANO
  • regiões do corpo humano delimitadas por planos(anatomia e semiologia)
  • Anatomia do corpo humano, abordando doenças do trabalho
  • Revisão de Anatomia 1
  • anatomia do corpo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!