ANATOMIA DO APARELHO NEUROMOTOR

558 palavras 3 páginas
ANATOMIA DO APARELHO NEUROMOTOR

Acadêmico: Paulo Henrique Telles dos Santos. RA: 1169338
Prof.ª Jayanna de Rezende Bachetti.

Descrição da atividade
De acordo com os conceitos apresentados na Unidade 1, responda às questões a seguir:
1) O que é a posição anatômica e qual sua importância para a disciplina de Anatomia do Aparelho Neuromotor?
R:
Posição Anatômica seria a posição natural do corpo humano, ou seja, corpo ereto palma das mãos voltadas para frente e essa posição serve como referencia todas as vezes que for preciso dividir o corpo em planos e tornar mais fácil encontrar cada plano corporal.

2) Quais são os movimentos (ou movimentação) que ocorrem nos eixos anatômicos do corpo humano?
R:
Os movimentos que ocorrem nos eixos são pronação, supinação, flexão, extensão, adução, abdução, rotação, retrusão, protrusão, oclusão, retroversão, anteroversão, inversão, eversão.
3) Dê a classificação anatômica e funcional do ombro, cotovelo e punho.
R:
Ombro: a classificação do ombro é multiarticular formada por três articulações, esternoclavicular, acromioclavicular, glenomeural e suas junturas são sinoviais capazes de realizar inúmeros movimentos e esses movimentos que são elevação e abaixamento, adução e abdução, flexão e rotação.
Cotovelo: a classificação do cotovelo é multiarticular formado por três articulações, úmero-ulnar, úmero-radial, úmero-ulnar proximal, e suas junturas são do tipo sinoviais e realizam movimentos que são extensão e flexão, supinação e pronação. Punho: a classificação do punho é biarticular formada por articulações radio ulnar distal, radio cárpica, e suas junturas são do tipo sinoviais são capazes de realizar movimentos que são de rotação, flexão e extensão, adução e abdução.

4) Cite os músculos que formam o manguito rotador e a ação desses músculos.
R:
Os músculos que formam o manguito rotador são quatro o supra-espinal, infra-espinal, subescapular, e redondo menor esses músculos tem como ação de potencializar

Relacionados