Anatomia da mão

Páginas: 14 (3421 palavras) Publicado: 12 de agosto de 2012
INTRODUÇÃO


As técnicas de diagnóstico por imagem constituem uma das práticas mais importantes do diagnóstico em saúde. A correta aplicação das técnicas radiológicas exige de seus executores conhecimentos de anatomia humana, dos princípios de posicionamento e domínio operacional dos equipamentos e acessórios utilizados.
Apresenta o histórico da descoberta dos raios-x, os equipamentosutilizados para a sua produção e as proteções e cuidados necessários para utilização dentro de radioproteção também citado neste estudo.
Apresenta também uma breve comparação da realidade empregada em uma clínica radiológica e suas rotinas, comparando com a literatura existente aproximando assim o conhecimento teórico com o cotidiano.



























1.REFERENCIAL TEÓRICO
1.1 A história dos raios-x

A descoberta dos raios-x foi feita em 1895 por um físico alemão, Wilhelm Conrad Röntgen (1845-1923), durante um estudo sobre a fluorescência com tubos a vácuo e filamentos elétricos com altas voltagens. (SABBAINI, 2003-2004)

Nas semanas que se seguiram após Roentgen permaneceu em seu escritório tentando desvendar sua grandedescoberta, sua mulher Bertha foi cobaia da primeira radiografia da história. (MARTINS, 1998)

Durante seus estudos Roentgen observou e relatou algumas propriedades importantes destes raios: os raios-x eram capazes de impressionar chapas, trafegavam em linha reta, não eram refletidos nem refratados e que a intencidade dos raios diminuíam proporcionalmente ao quadrado da distancia entre afonte e a tela (filme). (FRANCISCO, 2005)

Quase que de imediato os raios-x começaram a ser utilizado com finalidades médicas, em 1896 já eram usados para diagnósticos em vários países. (LINDENBRATEN, KOTLYAROV 1994)

Porém, os tubos de raios-x usados na época apresentavam problemas de foco e desempenho. Em 1913 foi projetado o tubo de alto vácuo feito por W.D. Coolidge, que se assemelhacom os tubos utilizados hoje. (AMMANN, KUTSCHERA,1997)

No Brasil, as primeiras radiografias para fins médicos foram realizadas no ano de 1896. Neste ano também foi apresentada a primeira tese sobre o uso dos raios-x na medicina. (RIBEIRO, 1976/ CARVALHO, 2001)

Em 1928, o médico Álvaro Alvin pioneiro do uso dos raios-x no Brasil em virtude de uma radiodermite. (Ribeiro, 1976). Devidoao ocorrido, em 1929 foi fundada no Rio de Janeiro a Sociedade Brasileira de Radiologia, onde seus integrantes entre outras atividades aprovaram leis relacionadas ao perigo do trabalho com a radiação. (CARVALHO, 2001)

1.2 Importância dos Raios-x
A imagem na medicina é um fator de grande importância, que facilita a compreensão e elaboração de um diagnóstico mais preciso possível, é cadavez mais indispensável no dia a dia de qualquer unidade de saúde. (GALVÃO, 2000)
A descoberta dos raios-x foi um salto na tecnologia, e ao mesmo tempo, mesmo nos primeiros experimentos deixando as pessoas atônitas e gerando muitas discussões, foi muito bem recebida pela sociedade cientifica e médica que a partir daquele momento poderiam avaliar os ossos de pessoas vivas, o que antes não erapossível, alem da facilidade de produção. (MARTINS, 1997)
Dessa forma, os raios-x passaram a ser indispensável no diagnostico de fraturas e varias patologias, como por exemplo, o diagnóstico de infecções respiratórias em crianças, porem em muitas localidades esse tipo de diagnóstico em crianças não esta incluído nos projetos como deveria. (CORREA, 2001/ WHO, 2001)

1.3 Princípios dosRaios-x
Os raios-x são radiações eletromagnéticas, ou seja, se comportam como onda, de pequeno comprimento de onda, que apresentam as seguintes propriedades: se propagam em linha reta, com a velocidade da luz, ionizando a matéria, enegrecer emulsões fotográficas. Dessa forma podem ultrapassar, ser absorvido ou ate refletidos pela matéria. (KOCH, 1997)
Esse tipo de radiação é produzido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Anatomia das mãos
  • anatomia das maos
  • Anatomia da mão
  • Trabalho Anatomia Mãos e Pés
  • Anatomia do braço antebraço e mão
  • Trabalho de Anatomia (músculos)
  • A MAO
  • maos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!