Anatomia, ariculação membro inferior

Páginas: 3 (568 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Membro Inferior
Articulação do quadril é a articulação entre o fêmur e o acetábulo da pelve, e sua principal função é suportar o peso, equilibrar o corpo em posturas estáticas (de pé) e dinâmicas(caminhando ou correndo), proteger o sistema reprodutor e a parte inferior do sistema digestivo. A articulação do quadril é uma diartrose (articulação sinovial), do tipo esferóide (esferoidal), ouseja, possui cápsula articular, a qual possui líquido sinovial.
Os principais ligamentos que ajudam a manter a estabilidade desta articulação são: ligamento iliofemoral, pubofemoral e isquiofemoral.Articulação meniscofemoral e meniscotibial: para movimentos de flexão e extensão, articulação meniscotibial para movimentos de rotação e deslizamentos. A eminência intercondilar e os ligamentoscruzados evitam o desvio do côndilo e do fêmur. O ligamento colateral da tíbia adere à cápsula e ai menisco e que o ligamento colateral fibular tem posições livre.
Articulação do Joelho: Formada pelaextremidade distal do fêmur, pela extremidade proximal datíbia (e pela patela (rótula). O joelho ainda possui ligamentos que estabilizam a articulação, auxiliados pelos meniscos (interno ou medial eexterno ou lateral), que estabilizam o joelho, e amortecem os impactos sobre as cartilagens. O joelho é uma articulação sinovial complexa. Na verdade ele possui duas articulações separadas:
 Aarticulação fêmoro-patelar consiste na patela, um osso sesamóide que reside no interior do tendão do músculo anterior da coxa (músculo quadríceps femoral), e na superfície patelar na frente do fêmur, na qual eledesliza.
 A articulação fêmoro-tibial liga o fêmur (osso da coxa) à tíbia, o principal osso da perna. A articulação é banhada por um fluido sinovialviscoso, que está contido dentro da membranasinovial, ou cápsula articular.
O joelho permite os seguintes movimentos: flexão, extensão,

Articulação do Tornozelo
• Articulação talocrural: formada pela extremidade inferior da tíbia e fíbula...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ANATOMIA DOS MEMBROS INFERIORES
  • Membros inferiores
  • Anatomia dos Membros Inferiores
  • anatomia dos membros inferiores
  • Relatório de anatomia membro inferior
  • Anatomia Membro inferior
  • Membros Inferiores
  • Anatomia Membro Inferior

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!