anatmia

8580 palavras 35 páginas
Introdução
Neste trabalho podemos encontrar informações sobre:o sistema respiratório (anatomia e fisiologia),o tabaco e seus males e polímeros. No Sistema Respiratório descrevemos o funcionamento do mecanismo da respiração, responsável pela entrada, filtração, aquecimento, umidificação e saída de ar do nosso organismo, falando sobre sua anatomia e fisiologia.
Terminando nossa exposição, falaremos sobre os polímeros que são macromoléculas formadas a partir de unidades estruturais menores, e se apresentam de diversas formas.
Relacionamos os dois temas à exposição que ocorreu na Oca (Parque do Ibirapuera SP) sobre o corpo humano.
Para melhor ilustração mostraremos algumas fórmulas de polímeros e fotos do Sistema Respiratório.

1

Anatomia do Sistema Respiratório
Fossas nasais
São duas cavidades paralelas que começam nas narinas e terminam na faringe. Elas são separadas uma da outra por uma parede cartilaginosa denominada septo nasal. Em seu interior há dobras chamada cornetos nasais, que forçam o ar a turbilhonar. Possuem um revestimento dotado de células produtoras de muco e células ciliadas, também presentes nas porções inferiores das vias aéreas, como traquéia, brônquios e porção inicial dos bronquíolos. No teto das fossas nasais existem células sensoriais, responsáveis pelo sentido do olfato. Têm as funções de filtrar, umedecer e aquecer o ar. Faringe
Aqui se cruzam os condutos dos aparatos digestivo e respiratório.
Os alimentos passam da faringe ao esôfago e depois ao estômago.
O ar passa para a laringe e a traquéia. Para evitar que os alimentos penetrem nas vias respiratórias, uma válvula chamada epiglote se fecha, mediante um ato reflexivo na parte superior da laringe.
É uma estrutura alongada de forma irregular que conecta a faringe com a traquéia. Tem um esqueleto formado por diversas peças cartilaginosas e elásticas, unidas por tecido conjuntivo fibroelástico.
Seu contorno se percebe desde fora pelo que se chama a

Relacionados

  • introdução ao estudo da anatmia
    1024 palavras | 5 páginas
  • Microrganismos mutantes
    919 palavras | 4 páginas