Anarquismo

Páginas: 2 (316 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
Durante o período de organização dos operários vários pensadores formularam críticas severas à nova sociedade industrial e aos sistemas sócio-econômicos. Segundo eles, a produção e distribuição derenda e de produtos deveria ser planejada para atender às necessidades básicas da população. Essas novas formulações ficaram conhecidas como socialismo.

Existiram duas correntes principais dentro dosocialismo durante o século XIX: o socialismo utópico e o socialismo científico.


O Socialismo Utópico


Essa corrente do socialismo recebeu esse nome porque a maior parte de suas idéias erairrealizável, e não levava em conta a dificuldade de se colocá-las em práticas.

Os principais socialistas utópicos foram Saint-Simon, Charles Fourrier e Robert Owe.

Saint-Simon (1760-1825)acreditava na possibilidade de uma vida harmoniosa entre as diversas camadas da sociedade. Para ele, o governo deveria ser composto por cientistas, artistas, operários, industriais e banqueiros.

CharlesFourrier (1772-1858) aplicou suas idéias em sua própria fábrica na Escócia. Reduziu a jornada de trabalho para 10 horas, construiu casas e deu ensino gratuito para os trabalhadores e seus filhos, alémde criar um armazém com produtos a preço de custo para os trabalhadores.


O Socialismo Científico


Essa corrente é representada por dois importantes personagens: Karl Marx (1818-1883) eFriedrich Engels (1820-1895).

Esses dois pensadores fizeram estudos profundos da história da humanidade e da transformação dos modos de produção. Para eles, a única classe capaz de fazer transformaçõesverdadeiras era a classe operária. Os operários deveriam tomar os meios de produção (terras, máquinas e fábricas), que estavam nas mãos de alguns capitalistas, e socializá-los. O Estado também teriauma função capital: fazer a distribuição da renda.

O pensamento de Marx e Engels influenciou grandemente a classe operária durante o século XIX, e é cultuado até hoje. Suas principais obras são O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • anarquismo
  • Anarquismo
  • anarquismo
  • anarquismo
  • Anarquismo
  • anarquismo
  • Anarquismo
  • anarquismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!