anarquismo

Páginas: 2 (421 palavras) Publicado: 8 de dezembro de 2013
Alguns historiadores defendem que as primeiras idéias do anarquismo surgiram nos séculos XVII e XVIII na Europa, mas outros defendem que século XVIII foi nascido o anarquismo, quando a RevoluçãoFrancesa desbancou o rei, decapitou os nobres e tirou o poder da igreja. A partir de então conceitos, como democracia, igualdade e liberdade ganharam forças. Daí as pessoas se tocaram que sociedade éuma coisa, e Estado é outra. E também dizem que surgiu no séc. XIX com a formação da classe trabalhadora, que com as injustiças do capitalismo com os trabalhadores que ele se consolidou. Anarquismopode ser definido como uma doutrina (conjunto de princípios políticos, sociais e culturais) que defende o fim de qualquer forma de autoridade e dominação (política, econômica, social e religiosa). Emresumo, os anarquistas defendem uma sociedade baseada na liberdade total, porém responsável.
O anarquismo é contrário a existência de governo, polícia, casamento, escola tradicional e qualquer tipode instituição que envolva relação de autoridade. Defendem também o fim do sistema capitalista, da propriedade privada e do Estado.
Os anarquistas defendem uma sociedade baseada na liberdade dosindivíduos, solidariedade (apoio mútuo), coexistência harmoniosa, propriedade coletiva, autodisciplina, responsabilidade (individual e coletiva) e forma de governo baseada na autogestão.
Um dosprecursores do anarquismo foi William Godwin (1756 - 1836) que, já naquela época, propunha um novo tipo de arranjo social em que as pessoas não estivessem subordinadas à força dos governos e leis. Em suaperspectiva, acreditava ser possível que em um contexto dominado por princípios racionais e equilibrado entre as necessidades e vontades, seria possível conduzir a vida em sociedade. Além disso, tambémdefendia o fim da propriedade privada.
Já no século XIX, notamos que outros pensadores passam a aprofundar as discussões de natureza anárquica. Entre essa nova leva de teóricos podemos citar as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • anarquismo
  • Anarquismo
  • anarquismo
  • anarquismo
  • Anarquismo
  • Anarquismo
  • anarquismo
  • Anarquismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!