Anamnese, Antrpometria e IMC

2009 palavras 9 páginas
Escola Comunitária de Augustinópolis – ESCA
Data: 26 \ 02 \ 2015
Aluna: Mellyssa Victória Rodrigues dos Santos
Professor: João Ercy
Séria: 8º ano Turma: “ 8201 ”
Disciplina: Educação Física

Antropometria

O que é Antropometria:

Antropometria é um ramo da antropologia que estuda as medidas e dimensões das diversas partes do corpo humano.
A antropometria está relacionada com os estudos da antropologia física ou biológica, que se ocupa em analisar os aspectos genéticos e biológicos do ser humano e compará-los entre si.
A antropometria utiliza diversas técnicas para medir cada uma das partes do corpo, fornecendo informações preciosas para atletas e indivíduos sedentários sobre a sua condição física e biológica.
Etimologicamente, a palavra antropometria é formada pela junção de dois termos de origem grega: ánthropos, que significa "homem" ou "ser humano"; e métron, que quer dizer "medida".
Dentro do âmbito jurídico, a análise antropométrica é utilizada como uma ferramenta de identificação de criminosos, baseada na descrição do corpo do suspeito. Exemplo: retrato falado, fotografias, proporções corporais, impressões digitais e etc.
A antropometria era considerada uma pseudo-ciência até meados do século XX. Neste período, destaque-se o uso das técnicas antropométricas pelos nazistas, que usavam modelos de comparação corporal para tentar distinguir os indivíduos de raça Ariana dos não-Arianos, através do Departamento para o Esclarecimento da Política de População e Bem Estar Racial.
Atualmente, a antropometria é aplicada em diversas áreas da medicina para estudar as doenças e anomalias que afetam as dimensões do organismo humano. O ramo que acompanha o desenvolvimento do corpo infantil, por exemplo, chama-se Puericultura e está inserido no campo da Pediatria.
Antropometria nutricional
As técnicas da antropometria também podem ser utilizadas como uma ferramenta para avaliar o estado

Relacionados