Anambés

Páginas: 2 (479 palavras) Publicado: 16 de junho de 2011
Onde estão: Pará
Quantos são: 1.281
Família lingüística: Tupi-Guarani

Os Anambé vivem como os sertanejos da região. Suas casas são do tipo regional, adquirem equipamentos no comércio. Há algumasgerações realizam casamentos com não-índios, integrando os parceiros e os filhos na vida da aldeia. Reagem, no entanto, a qualquer tentativa de transferência do grupo da região do Cairari.
A línguaAnambé é da família Tupi-Guarani. Nos anos 80, todos os Anambé com mais de 40 anos eram falantes da língua indígena e quase todos os que estavam na faixa de 20 a 30 anos a entendiam, mas usavamcorrentemente o português.
Onde estão os Anambé?
Vivem no alto curso do rio Cairari, um afluente do Moju, que corre paralelo ao baixo rio Tocantins, pela sua margem direita. Para mais informações sobre aTI veja ao lado em "Terras habitadas".
Os Anambé perderam a maioria dos elementos culturais indígenas externos e seu modo de vida se assemelha ao dos sertanejos da região. Suas habitações são do tiporegional, com cobertura de palha ou de cavacos. Salvo pequenos cestos de carga, abanos, peneiras de trançado em espiral, fusos, pilões, ubás, arcos e flechas, todo o equipamento utilizado pelosAnambé é adquirido no comércio. Há umas quatro gerações fazem casamentos interétnicos com os regionais e os cônjuges não-índios e os filhos dessas uniões se integram à vida na aldeia. Nos anos 80, um antigolíder, talvez o único conhecedor das antigas tradições e dos cânticos indígenas tinha uma posição de prestígio, mas a liderança era exercida por um jovem com experiência na vida urbana, escolhido porter maiores facilidades no trato com os regionais.
Os Anambé contaram a Napoleão Figueiredo que nos anos 40 foram levados até Belém e lá batizados, tendo como padrinho de todos eles o entãogovernador Barata. A partir dos anos 60 passaram a batizar os filhos em Mocajuba, cidade para a qual se deslocam na festa da padroeira. Também mantêm contato com os pentecostais da Vila Erlim, próxima da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!