Analogica6

1535 palavras 7 páginas
IF-UFRJ
Laboratório de Física Moderna Eletrônica
Prof. Antônio Carlos Santos

FIW362
Curso de Licenciatura em Física

Aula 3: Circuitos Ceifadores (limitadores de tensão)
Este material foi baseado em livros e manuais existentes na literatura
(vide referências) e na internet e foi confeccionado exclusivamente para uso como nota de aula para as práticas de Laboratório de Física
Moderna Eletrônica. Pela forma rápida que foi confeccionado, algumas partes foram extraídas quase verbatim de outros autores citados na lista de referências. Trata-se de um texto em processo de constante modificação. Por gentileza, me informe os erros que encontrar.

Introdução, Tipos de Diodo
Os materiais semicondutores, que possuem características elétricas intermediárias ente os condutores e os isolantes, são amplamente utilizados em eletrônica. Dentre os semicondutores, um dos mais utilizados é o silício (Si).
Diodo retificador – É o diodo próprio para trabalhar com altas correntes (acima de 1 A).
Normalmente tem o corpo preto com um anel cinza nas extremidades

Diodo de sinal - É o diodo fabricado para trabalhar com baixa correntes (na faixa dos mA). Tem geralmente o corpo de vidro, é menor e tem os terminais mais finos que o diodo retificador.

Diodo de germânio – tem o corpo de vidro transparente e era usado nos rádios antigos para demodular os sinais de AM e FM (transformar um sinal de alta freqüência (RF) num de baixa
(áudio)).
Testes de diodos com multímetro digital – Para diodos e transistores em geral usamos o multímetro digital na escala marcada com um símbolo de diodo. A seguir medimos a peça nos dois sentidos. Se ele indicar baixa resistência num sentido (entre 400 e 900 Ω) e infinita no outro, o diodo estará bom.
Objetivos – Verificar experimentalmente, as formas de onda na saído dos circuitos ceifadores, bem como as suas curvas de transferência.

9

Teoria – Circuitos ceifadores (também conhecidos como limitadores de tensão, seletores de amplitude ou cortadores) são aqueles

Relacionados

  • Circuitos Ceifadores
    633 palavras | 3 páginas
  • Eletronica I ATPS
    1914 palavras | 8 páginas