Analogia O Mercador de Veneza e IED

1334 palavras 6 páginas
O Mercador de Veneza

“Shilock – Após o vermos liquidado de acordo com seus termos.
Mostrastes ser juiz de grande mérito; conheceis bem as leis; foi muito clara a exposição de há pouco. Assim, intimo-vos, pela lei de que sois um dos pilares mais digno, a emitir o julgamento. Juro pela minha alma que nenhuma Língua humana é capaz de demover-me de minha decisão. Só quero a letra”.
(W. Shakespeare, O Mercador de Veneza).

“Pórcia – Um momentinho, apenas. Há mais alguma coisa. Pela letra,
A sangue jus não tens; nem uma gota. São palavras expressas: ‘Uma libra de carne’. Mas se acaso derramares, no instante de a cortares, uma gota que seja, só, de sangue cristão, teus bens e tuas terras todas, pelas leis de Veneza, para o Estado passarão por direito”.
(W. Shakespeare, O Mercador de Veneza )

A obra “O Mercador de Veneza”, de William Shakespeare, nos apresenta diversas questões profundas ligadas à época, e que ainda hoje fazem parte dos debates cotidianos. Sendo um dos principais eixos temáticos da obra, apresentaremos questões apontadas pelo positivismo jurídico da época, questionando a rigorosa obediência da lei em face de certa aceitabilidade interpretativa da mesma com a finalidade de tomas decisões mais justas.
O livro retrata a história do agiota e judeu, Shylock, e o vitimado cristão Antônio, cidadão bem sucedido da Veneza dos anos de 1500. Para ajudar seu amigo Bassânio a casar-se com Pórcia, Antônio concorda em lhe emprestar o capital necessário para que ele viaje até Belmonte, continente onde vive Pórcia. Como Antônio é um mercador, toda a sua fortuna está investida numa frota de navios mercantes que navegam em águas estrangeiras, então, o mercador faz um contrato atípico com Shylock, no qual penhora 1 libra de sua própria carne. Quando Bassânio chega a Belmonte, descobre que para ganhar a mão da amada terá que se submeter a um teste, deixado pelo pai da moça antes de morrer e ainda recebe a notícia que os barcos de Antônio naufragaram e ele

Relacionados

  • FARRELLY LORRAINE FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA CAP 02
    9258 palavras | 38 páginas
  • REALE Miguel
    130280 palavras | 522 páginas
  • Burnet J A Aurora Da Filosofia Grega
    161741 palavras | 647 páginas