analogia do filme central do brasil referente ao Estatuto da Criança e do Adolescente

Páginas: 5 (1179 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2013














Analogia do Filme Central do Brasil Referente ao Estatuto da Criança e do Adolescente.































Analogia do Filme Central do Brasil Referente ao Estatuto da Criança e do Adolescente.



















Analogia do filme Central do Brasil referente ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

Ofilme Central do Brasil mostra a realidade do Brasil no final do século XXI, caracterizando principalmente as condições de vida no subúrbio de uma cidade grande em um país subdesenvolvido. A massa de migrantes nordestinos, que desde o início do século abandona o sertão em busca de melhores oportunidades na cidade, aumentou o contingente de miseráveis nos centros urbanos, que os trata comodescartáveis, entregando-os ao tráfico e assalto, como alternativa para sobrevivência.
O crescimento econômico dos últimos 20 anos não repercutiu igualmente nas diversas classes sociais, sendo que as conseqüências negativas desse processo, atingiram duramente grande parte da população, geralmente a mais pobre e mais sofrida. A crescente concentração de riqueza, o salário mínimo vergonhoso, odesemprego, o aumento da pobreza e da miséria, a falta de saneamento básico e de assistência à saúde, fazem parte das situações trágicas vividas na carne pela população mais pobre, com a qual nos deparamos em nosso cotidiano.
O filme também relata sobre a vida de Dora e Josué. Ela, uma professora aposentada que ganha a vida escrevendo cartas para analfabetos, na maior estação de trens do Rio deJaneiro, (Central do Brasil). Ele, um garoto pobre, que com oito anos de idade após um acidente trágico perde sua mãe no Rio de Janeiro e sonha com uma viagem ao Nordeste para conhecer o pai. Dora conhece Josué, que após a perda da mãe fica perdido e entregue às várias formas de violência urbana, típicas de uma cidade grande num país subdesenvolvido.
O Estatuto da Criança e do Adolescente, Artigos1º, 2º e 3º, referem se a proteção integral a criança e o adolescente, visando à criança com até 12 anos de idade incompletos e o adolescente até 18 anos, disponibilizando a eles todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral e assegurando – lhes por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, disponibilizando a eles o desenvolvimentofísico, mental, moral, espiritual e social em condições de liberdade e dignidade.
O filme relata o contrário exposto ao Estatuto da Criança e do Adolescente , Josué se encontra sozinho vagando pelas ruas sem destino, sem ter o que comer e para onde ir, um garoto com apenas 9 anos de idade e que por lei tratava – se ainda de uma criança que não possuía facilidades e oportunidades para seusdesenvolvimentos. O menino não possuía a educação básica, não sabia ler nem escrever, relatando assim a realidade de crianças que não freqüentam ambientes escolares.
Josué torna – se vitima de pessoas que somente se importavam com dinheiro, dessa forma acaba sendo levado a um suposto local que diziam ser um orfanato, onde pais que não podiam ter seus filhos, adotavam as crianças, Josué quase foi vitimade uma tentativa de tráfico para o exterior, consta no artigo 205º do Estatuto da Criança e do Adolescente, que o Ministério Público deve saber de todas as manifestações processuais e que as mesmas devem ser fundamentadas por ele, o que não acontece novamente no filme, pois essa casa não se tratava de um orfanato e sim de uma rede de exploração a menores, além de mostrar o descaso com as leis, ocomo é facil bolir o sistema no Brasil.
Dora rendeu-se ao apelo do menino e o acompanhou em busca de seu pai e irmãos numa longa viagem para o sertão da Bahia e de Pernambuco. O artigo 82º do Estatuto da Criança e do Adolescente diz ser é proibida a hospedagem da criança e do adolescente em hotel, motel, pensão ou estabelecimento congênere, salvo se autorizado ou acompanhado pelos pais ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Violência Sexual no Brasil à luz do Estatuto da Criança e do Adolescente
  • Estatuto da Criança e do Adolescente
  • Estatuto da criança e do adolescente
  • Estatuto da criança e do adolescente
  • Estatuto criança e adolescente
  • Estatuto do Idoso, da Criança e do Adolescente.
  • Estatuto da criança e do adolescente e estatuto do Idoso
  • os paradigmas do estatuto da criança e adolescente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!