ANALIZAR O USO DO JORNAL EM SALA DE AULA

Páginas: 5 (1009 palavras) Publicado: 7 de abril de 2014
ANALIZAR O USO DO JORNAL EM SALA DE AULA

Na visão do autor a partir da criação da escola dos Annales no inicio do século XX, que a Historiografia contemporânea tem se mostrado mais aberta, ao aceitar novas fontes e novas linguagens para se fazer historia. A partir dessa abertura, o ensino de historia passou a utilizar novas fontes de linguagem que viesse enriquecer o ensino, tornando-o maisdinâmico e menos sistemático.
Estas mudanças incorporam ao ensino de historia elementos do cotidiano, possam auxilia-los no seu aprendizado.
Alguns desses elementos, só foram conhecidos a partir da segunda metade do século XX, é o caso da televisão e da internet, no caso das revistas, dos jornais e das fotografias, já figuravam em nosso meio a bem mais tempo.
É baseado nesse apontamento, queanalisaremos o uso do jornal em sala de aula, com intuito de saber se aplicabilidade deste, é realmente possível para se aprender historia, uma vez que está carregado de informações instantâneas, tendências e construções hipotéticas.
Hoje se houve falar do uso de novas linguagens em sala de aula, entre elas o uso dos jornais, porém, a resistência é muito grande.
A falta do saber lidar comessas ferramentas é uma das dificuldades, saber fazer uma critica necessária ao material utilizado ou até mesmo saber qual é o objetivo da própria atividade por parte de quem a aplica.
Atualmente, as universidades têm trabalhado neste desengessamento da educação, que esta tocada apenas nas questões do livro didático, é preciso muita força de vontade de quem aplica esse tipo de atividade. Osresultados desse trabalho são compensatórios, porque é através dessa iniciativa, que se aproxima o aluno da sua própria realidade social, lhe proporcionando uma visão ampla do mundo em que vive.
A ideia de utilizar o jornal como instrumento pedagógico e leva-lo para dentro da sala de aula transformando-o em uma ferramenta pratica para a motivação do ensino. O estudo é a leitura do jornal dentro docontexto pedagógico do conteúdo, em alguns casos, é bem mais sucedido do que o simples uso do livro didático. Esse instrumento pedagógico torna um conjunto de cidadãos mais informados e participantes.
O costume da leitura de jornais em sala de aula enriquece a capacidade de entendimento dos alunos principalmente ao acréscimo e ampliação do vocabulário e compreensão de texto, melhora a qualidadesdas intervenções verbais, alarga as informações do educador sobre o mundo e também sobre a comunidade onde vive.
O jornal como ferramenta pedagógica, traz uma visão aberta e atualizada, um espaço de divulgação de ideias, de comunicação de opinião e interesse e te contorno multidisciplinar e interdisciplinar.
O jornal reflete os valores, a ética, a cidadania, através dos mais variados temas e setornam assim um aparelho importante para o educando se colocar e se inserir na vida social.
Hoje vivemos num mundo onde a instantaneidade da informação, é ainda mais acelerada graças a internet, mesmo assim o uso do jornal pode ser uma ferramenta importante e porque não mais barata dentro de sala de aula. Porém, o que é mais importante nesta atividade, é ter objetivo, pois, sem este, ela poderáse tornar cansativa e seus resultados totalmente, serão frustrantes ao seu aplicador.
Antes de sair por ai utilizando jornais em sala de aula, é preciso quais os critérios a serem utilizados.
Primeiramente, é preciso se designar qual será a faixa etária que será designado os estudos e de que forma será conduzido o exercício.
Uma segunda preocupação é conhecer o tema que esta sendotrabalhado, pois através de uma visão critica se obtém a contextualização, assim o professor poderá extrair o máximo da atividade proposta.
Uma terceira observação é que toda a classe esteja empenhada a participar, porém isso só será possível, se o professor despertar no aluno o interesse pela atividade. E poderá ser facilitado se o tema for do interesse da maioria, através de atividades em grupo....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Uso do Jornal em sala de aula
  • ANALISE DO USO DO JORNAL EM SALA DE AULA
  • Analisar o uso do jornal em sala de aula.
  • A CONTRUBIÇÃO DO USO DOS JORNAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA EM SALA DE AULA
  • DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO USO DO JORNAL NA SALA DE AULA
  • A CONTRIBUIÇÃO DO USO DOS JORNAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA EM SALA DE AULA
  • Jornal em sala de aula
  • Jornal na sala de aula

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!