analista de sistemas

Páginas: 6 (1459 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
SUMÁRIO
1     INTRODUÇÃO    32     OBJETIVO    43     SISTEMAS DE INFORMAÇÃO    53.1    Sistema de Informação Operacional - SIO    53.2    Sistema de Informação Gerencial - SIG    63.3    Sistema de Suporte a Decisão - SSD    63.4    Sistema de Suporte Executivo - SSE    63.5    Sistema de Informação Estratégica - SIE    63.6    Sistema de Automação de Escritório - SAE    73.7    Sistema deInformação Especialista - SE    73.8    Sistema de Informação para Operações – SIO    73.9    Enterprise Resource Planning – ERP    73.10    Customer Relationship Manager – CRM    84      CONCLUSÃO    9        REFERÊNCIAS    10
1    INTRODUÇÃO
A informação é tudo na administração de uma organização. Mas para uma boa informação é necessário existir um conjunto de características para que essefundamental instrumento de trabalho realmente atenda as necessidades dos gestores, como agilidade e confiabilidade. Serão mostrados neste trabalho os conceitos de Sistemas de Informação, bem como os principais sistemas que atuam em uma organização desde o nível operacional e gerencial até o nível de sistemas de informação especialistas, que estão relacionados a inteligência artificial.
2    OBJETIVOEste trabalho tem como objetivo levar o aluno a conhecer as principais características de um Sistema de Informação e quais os critérios de avaliação, definição, implantação e acompanhamento dos mesmos.
3    SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
    De acordo com Wikipédia (2012), Sistema de Informação é a expressão utilizada a para descrever sistema, seja ele automatizado (que pode ser denominado como Sistemade Informação Computadorizado), ou manual, que abrange pessoas, máquinas, e/ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário e/ou cliente. Todo Sistema que manipula dados e gera informação, usando ou não recursos de tecnologia da informação, pode ser genericamente considerado como um sistema de informação.
Para Laudon e Laudonum sistema de informação pode ser definido como um conjunto de componentes inter-relacionados trabalhando juntos para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informações com a finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise e o processo decisório em organizações.
O’Brien (2004, p.06) ainda diz que sistema de informação “é um conjunto organizado depessoas, hardware, software, redes de comunicação e recursos de dados que coleta, transforma e dissemina informações em uma organização
3.1    Sistema de Informação Operacional - SIO
Sistemas empresariais básicos ou sistemas operacionais da organização tratam das tarefas rotineiras.  Fornecem a base de todo o conhecimento da organização, armazenando dados do dia-a-dia de todas as operações executadasdentro da organização.  Também conhecidos como Sistemas de processamento de transações (Transaction Processing Systems) – década de 50: - Executar aplicações comuns como automatizar rotinas. Por exemplo, sistema de Folha de Pagamento, cheques, relatórios sobre empregados.
3.2    Sistema de Informação Gerencial - SIG
Sistemas de Informações Gerenciais (Management Information Systems), sãosistemas que transformam os dados provenientes do sistema de informação operacional, agrupam e apresentam em forma de relatórios, informações atualizadas sobre operações básicas da empresa que auxiliam o processo gerencial dando suporte ao planejamento, controle e organização da empresa em tempo hábil para tomada de decisão. São usados para realimentação do planejamento operacional. Os SIG geramrelatórios gerenciais a diferentes finalidades, Custos totais com folha de pagamento, etc.
3.3    Sistema de Suporte a Decisão - SSD
Sistemas de Suporte (Apoio) à Decisão (Decision Support Systems) são sistemas avançados que possuem interatividade com as ações do usuário e oferecem modelos para ajudar na resolução de problemas. Como permitem grande flexibilidade, adaptabilidade e capacidade de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analista de sistemas
  • Analista de Sistema
  • Analista de sistemas
  • Analista de sistemas
  • Analista de Sistema
  • Analista de sistema
  • Analista de sistemas
  • Analista de sistema

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!