Analista de negócios e de sistemas da informação

Páginas: 9 (2119 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2012
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 2
2. ORIGEM 3
3. O QUE É UM ANALISTA DE NEGÓCIO? 4
4. A DIFERENÇA ENTRE ANALISTA DE SISTEMAS E DE NEGÓCIOS 5
5. ÁREAS DE CONHECIMENTO 6
6. COMPETÊNCIAS FUNDAMENTAIS 7
7. MODELO DE VAGA PARA ANALISTA DE NEGÓCIOS 8
8. CONCLUSÃO 12
9. BIBLIOGRAFIA 13

INTRODUÇÃO

Com a competitividade entre as empresas, o papel do Analista de Sistemas está sendotransferido para o Analista de Negócios e de Sistemas de Informação. O Analista de Negócios além de conhecer o sistema empregado vem a conhecer o modelo de business e suas estratégias obtendo assim melhor resultado as empresas.
Nos dias de hoje, as empresas estão procurando talentos, pessoas que possam ajudar e contribuir para o sucesso do negócio. Com a chegada da alta tecnologia e aconcorrência entre as empresas esta atitude é necessária.
Agora, quem vem a ser este profissional? Quais as diferença entre ele e os analista de sistemas? Quais são as características necessárias? O que o mercado exige?
Este trabalho procura responder essas perguntas e esclarecer a atuação do Analista de Negocio e de Sistema de Informação do ambiente de trabalho das empresas.

ORIGEM

O Analista deNegócios e de Sistemas de Informação tem a origem da sua atuação no Analista de Sistemas que, como se sabe tinha a função de satisfazer as exigências tecnológicas referentes aos aplicativos (softwares) por ele concebidos. A preocupação com o 'negócio' ficava para os gestores do negócio, que na maioria das vezes, não possuíam o conhecimento da Tecnologia da Informação (TI).
Na década de 90, área denegócios era e responsabilidade quase que exclusiva dos gestores de negócio, profissionais sem nenhum conhecimento ou experiência em Tecnologia da Informação. O analista de negócios veio unir o conhecimento e a experiência entre as áreas de negócios e Tecnologia da Informação.
Essa união, numa única profissão, é resultado da evolução das organizações que sentiram a necessidade de se adaptarem aum mercado cada vez mais competitivo, numa constante busca de equilíbrio com o macro ambiente socioeconômico.
Com a globalização, às concorrências e parcerias de mercado, principalmente no fim do século XX, fez com que a presença deste profissional nas empresas se tornou muito importante, numa necessidade de toda a empresa, de enxergar e produzir valores por meio de análises e execuções em níveltecnológico e mercadológico.
Para gerir é necessário conhecer a empresa e o mercado no qual ela atua, para ter novas ideias e gerar novos produtos é necessário produto e uma justificativa de projeto realizável proveniente de pesquisas, análises e projeções. Todas essas etapas exigem informação, organização das informações e análises.
A partir daí podemos entender a real demanda por esseprofissional nas empresas. O gestor de negócios precisa estar capacitado a atuar e saber interpretar sobre as informações geradas pelo TI.

O QUE É UM ANALISTA DE NEGÓCIO?

Analista de requisitos? Analista de processos de negócios? Gerente do relacionamento com as áreas de negócio? Ponto focal? O analista de negócios ainda tem muitos nomes e um conjunto de responsabilidades que varia muito deorganização para organização. Mas há um consenso: o analista de negócios é um dos principais elos entre o negócio e TI. E seu ponto de vista privilegiado deve ajudar as empresas a desenvolverem mais e melhores projetos.
No mercado de tecnologia, gestores e profissionais estão cansados de ouvir aquela velha máxima que diz “é necessário alinhar tecnologia da informação aos negócios”. Falar é fácil, mas paracolocar isso em prática é necessário que as áreas de negócios e de tecnologia de uma organização se entendam muito bem, o que geralmente é um grande desafio.
Para criar esse entendimento, existe um tipo de profissional específico no mercado: é o analista de negócios. Por meio de uma convivência intensa com a área da empresa ou cliente que demanda tecnologia, o profissional passa a conhecer...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha
  • O sistema de informação como ferramenta para gestão dos negócios
  • O PAPEL DO ANALISTA DE SISTEMAS NO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
  • Sig – sistema de informação gerencial – aplicação nos negócios
  • Administração Estratégica, Administração de Sistemas de Informação e Gestão de Negócios
  • Administração Estratégica, Administração de Sistema e Informação, e Gestão de Negócio
  • Analista de sistemas
  • Administração Estratégica, Administração de Sistemas de Informação e Gestão de Negócios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!